Buscar

Qual a função do encapsulamento?

💡 3 Respostas

User badge image

Gabriel Lemos

Tem a função de separar o programa em partes, o mais isolado possível. A idéia é tornar o software mais flexível, fácil de modificar e de criar novas implementações.
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Ela é uma ferramenta muita utilizada em aplicações orientada a objetos. Esse paradigma se baseia completamente no conceito de objetos. Quando os objetos são criado são necessários criarmos métodos para buscar ou pegar tal dado de algum objeto, nesse caso podemos usar as funções this e self. Entretanto essa não é uma prática muito segura, pois ela permite que o usuário mude os valores do atributos dos objetos facilmente. Pensando nisso, utilizamos a ferramenta de encapsulamento que cria dois métodos chamados assessores e modificadores, dessa forma os atributos podem ser declarados como private pois não terá a necessidade de ser modificado em outra classe, o que implica em mais segurança.

Portanto concluímos que o encapsulamento é um método que trás mais segurança para a aplicação.

1
Dislike0
User badge image

Andrey Santos

Encapsulamento serve para controlar o acesso aos atributos e métodos de uma classe. É uma forma eficiente de proteger os dados manipulados dentro da classe, além de determinar onde esta classe poderá ser manipulada. Usamos o nível de acesso mais restritivo, private, que faça sentido para um membro particular. Sempre usamos private, a menos que tenhamos um bom motivo para deixá-lo com outro nível de acesso. Não devemos permitir o acesso público aos membros, exceto em caso de ser constantes. Isso porque membros públicos tendem a nos ligar a uma implementação em particular e limita a nossa flexibilidade em mudar o código. O encapsulamento que é dividido em dois níveis:

Nível de classe: Quando determinamos o acesso de uma classe inteira que pode ser public ou Package-Private (padrão);

Nível de membro: Quando determinamos o acesso de atributos ou métodos de uma classe que podem ser public, private, protected ou Package-Private (padrão).


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais