Buscar

Surge como um dado nv na história da política social brasileira percepção da saúde como direito de cidadania.A noção de saúde deve ser percebida como

Surge como um dado novo na história da política social brasileira a percepção da saúde como direito de cidadania. A noção de saúde deve ser percebida como:

 
a  

Conjunto de condições coletivas de existência com qualidade de vida.

b  

Visão medicalizada da saúde e hospitalocêntrica.

c  

Garantia de atendimento médico no ambiente ambulatorial e hospitalar.

d  

Sensação de completo bem-estar físico, espiritual e social.

e  

Decisão dos gestores da saúde e do Presidente da República

💡 7 Respostas

User badge image

Jhessyca Coutinho

Resposta Correta: AConjunto de condições coletivas de existência com qualidade de vida.Explicação:Durante muito tempo, predominou o entendimento de que saúde era sinônimo de ausência de doenças físicas e mentais. Nesse sentido, os serviços de saúde privilegiaram na sua organização a atenção médica curativa.  A Organização Mundial de Saúde define que "saúde é o completo bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença". Essa definição aponta para a complexidade do tema, e a reflexão mais aprofundada sobre seu significado nos leva a considerar a necessidade de ações intersetoriais e interdisciplinares no sentido de criar condições de vida saudáveis.  Atualmente, é senso comum entre a população e os militantes desse setor que o processo saúde-doença é um processo social caracterizado pelas relações dos homens com a natureza (meio ambiente, espaço, território) e com outros homens (através do trabalho e das relações sociais, culturais e políticas) num determinado espaço geográfico e num determinado tempo histórico. A garantia à saúde transcende, portanto, a esfera das atividades clínico-assistenciais, suscitando a necessidade de um novo paradigma que dê conta da abrangência do processo saúde-doença. A saúde com conjunto de condições coletivas de existência com qualidade de vida.
3
Dislike0
User badge image

Rosiane Cristina Candeu

Conjunto de condições coletivas de existência com qualidade de vida. Gabarito

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A resposta correta é a letra D.

A questão trabalha com o conceito atual de saúde que,segundo a própria Organização Mundial da Saúde (OMS), trabalha com o bem-estar físico, espiritual e social do indivíduo e não mais a visão de saúde somente como a ausência de doenças (que seria a visão da letra b, desatualizada e incorreta).

O exposto nas outras alternativas diz respeito ao serviço de saúde em si e, embora pareçam corretas, não respondem diretamente ao enunciado da questão, que pergunta sobre o conceito de saúde e não sobre o serviço. Dessa forma, embora a saúde dependa, em algum grau, da garantia de atendimento de saúde, como coloca a afirmativa C, e da decisões dos gestores, como coloca a afirmativa E, nenhuma das alternativas atende ao enunciado e estão incorretas.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais