Buscar

Materiais de construção civil I

Considere as seguintes afirmações sobre a fabricação do cimento Portland:

I)      Na fabricação do cimento Portland é usado basicamente uma mistura de calcário e argila.

II)      Os materiais usados na fabricação do cimento Portland, antes de serem calcinados, sofrem uma preparação, com a finalidade de facilitar a homogeneização.

III)     Os cimentos Portland normalizados são designados pela sigla e pela classe de resistência. A sigla corresponde ao prefixo CP acrescido do algarismo romano, sendo as classes de resistências indicadas pelos números 25, 32 e 40.

IV)   As classes de resistência apontam os valores mínimos de resistência à compressão, expressos em MPa (Mega Pascal) garantidos pelos fabricantes, após 28 dias de cura.

V)    Os cimentos Portland resistentes aos sulfatos são aqueles que têm a propriedade de oferecer resistência aos meios agressivos, tais como os encontrados nas redes de esgotos de águas servidas ou industriais, na água do mar e em alguns tipos de solos.

Em relação às afirmações acima:

 

Apenas a afirmação I está correta.

 

As afirmações II, III e IV estão corretas.

 

Todas as afirmações estão corretas.

 

As afirmações III, IV e V estão corretas.

 

As afirmações I, II e III estão corretas.

💡 3 Respostas

User badge image

Lucas Costa

Afirmações I, II e III

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O cimento Portland é o material mais utilizado na construção civil. Foi descoberto em 1824 na ilha de Portland, de onde veio o nome. Trata-se de um pó extremamente fino que, quando submetido a água, endurece e torna-se resistente. É usado também para a confecção de concreto quando mistura-se o cimento Portland com outros materiais como areia, pedra e cal.

A composição do cimento Portland é um clínquer, ou seja, mistura de calcário e argila podendo haver adições como gesso,materiais pozolânicos e outros. Esses materiais passam por uma preparação para que o resultado seja eficiente conforme esperado.

Ao final de 28 dias de cura, o cimento atinge resistências maiores chegando ao estimado pelo fabricante. Uma característica importante do cimento é sua resistência ao sulfato se incrementados com aditivos.

Portanto, a resposta certa é todas as alternativas estão corretas.

0
Dislike0
User badge image

mayra diana martins nascimento


Todas as afirmações estão corretas

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais