Buscar

O exercício da atividade empresarial é de grande repercussão jurídica, existindo a exigência legal do registro prévio do empresário ou da realizado:

O exercício da atividade empresarial é de grande repercussão jurídica, existindo a exigência legal do registro prévio do empresário ou da sociedade empresária antes do início da exploração da empresa. tal registro deverá ser realizado:

💡 2 Respostas

User badge image

C Weide

Resposta:

No registro Público de Empresas Mercantis realizado na sede do estabelecimento pelas Juntas Comerciais.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Deve ser realizado por meio do Registro Público de Empresas Mercantis que ocorre na sede do estabelecimento pelas Juntas Comerciais.

A partir do nascimento da atividade empresarial, sentiu-se a necessidade de se registrar os principais acontecimentos de seu exercício. Da mesma forma como se exige que o indivíduo seja registrado ao nascer, e se inscreva no cartório do Registro Civil os atos marcantes de sua vida até a morte, exige-se especialmente do empresário o registro da sua empresa antes de dar início à exploração do seu negócio (artigo 967, Código Civil) e outros atos no decorrer de todo o período da existência empresarial.

Entretanto, em por causa das inúmeras evoluções da atividade econômica organizada para a gestão ou circulação de bens e serviços em nosso país, têm surgido novos tipos de sociedades empresariais, tais como a EIRELI, as cooperativas de trabalho, o micro e pequeno empresário, as “startups”, o empresário rural, o empresário irregular e a sociedade limitada unipessoal, que justificam uma análise da legislação vigente e a revisão dos manuais jurídicos para se analisar onde deve acontecer o registro da atividade empresarial nos órgãos competentes.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados