Buscar

Qual a diferença entre choque hipovolêmico e hemorragia? Em ambos os casos não ocorrem a perda excessiva de sangue? Qual a diferença entre eles?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O choque é uma condição clinica causada pelo desequilíbrio entre o volume de sangue e a capacidade do sistema vascular do paciente.

O choque hipolêmico é causado pela diminuição do volume sanguíneo, e por perda de plasma (o que ocorre em pacientes gravemente queimados, por exemplo), ou por perda de fluidos corporais e eletrólitos (vômitos excessivos e diarreias persistentes), ou por hemorragias, tanto as internas quanto as externas.

A hemorragia também é a perda de sangue do sistema circulatório devido a ruptura dos vasos, sua gravidade dependendo da quantidade de sangue perdida e da rapidez com que esse sangue é perdido.

Dessa forma podemos entender que o choque hipovolêmico em si é um estado clinico complexo e que pode ocorrer por vários fatores, e que um dos fatores que podem levar ao choque é a hemorragia.

3
Dislike0
User badge image

João V. Andrade

O choque hipovolêmico é uma situação grave que acontece quando se perde grande quantidade de líquidos e sangue, o que faz com que o coração deixe de ser capaz de bombear o sangue necessário para todo o corpo e, consequentemente oxigênio, levando a problemas graves em vários órgãos do corpo e colocando a vida em risco.

Este tipo de choque geralmente é mais frequente após pancadas muito fortes, como acidentes de trânsito ou quedas de grande altura, mas também pode acontecer durante cirurgias, por exemplo. Para tratar este choque e evitar suas consequências graves é preciso ir rapidamente ao hospital para iniciar a transfusão de sangue ou a administração de soro diretamente na veia, além de tratar a causa que está provocando a perda de sangue.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais