Buscar

Avaliação Discursiva 4 - Veteranos Mercado Financeiro e de Capital

Questão A

O Sistema Financeiro Nacional é definido como o conjunto de instituições e instrumentos financeiros que possibilitam a transferência de recursos dos ofertadores finais para os tomadores finais e criam condições para que os títulos e valores mobiliários tenham liquidez no mercado. Entende-se como ofertadores finais como os agentes superavitários que possuem excedente de renda, ou seja, ao final de um determinado período (mês por exemplo) suas rendas são maiores do que seus gastos, e, portanto, sobra dinheiro para estes agentes. Por outro lado, entende-se como os agentes tomadores finais aqueles agentes deficitários que não dispõem de excedente de renda e por isso necessitam de recursos (poupança alheia) para gastar com consumo ou investimentos. O sistema financeiro pode ser dividido em dois grupos de sistemas: o normativo e o operativo. No subsistema normativo encontram-se as autoridades monetárias, no subsistema operativo é constituído pelas instituições financeiras públicas e privadas que atuam no sistema financeiro. No subsistema operativo temos: os bancos Comerciais, os bancos múltiplos, a bolsa de mercadoria e futuros, as bolsas de valores e as sociedades corretoras.

Diante do exposto, descreva, de forma abrangente, o que são e qual a finalidade de cada uma das instituições do subsistema operativo: os bancos Comerciais, os bancos múltiplos, a bolsa de mercadoria e futuros, as bolsas de valores e as sociedades corretoras.

Para responder à questão, você deve produzir um texto entre 10 e 15 linhas (entre 800 e 1200 caracteres). O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no livro e nas videoaulas da disciplina. Não é aceito cópias, nem do livro, nem da internet.

Questão B

O objetivo principal das políticas econômicas é melhorar o bem-estar social, sendo que cada medida tomada haverá consequências, tanto para o dia a dia do cidadão, como para o seu investimento. Portanto seja em cenário de desafios ou de crescimento pleno é importante estar atento nas movimentações e intervenções governamentais para saber se você está colocando seu dinheiro no investimento correto.  Como políticas econômicas temos a Política de Renda que visa elevar o poder de consumo de toda a população através das trocas financeiras. Tem impacto direto no nível de preços, ou seja, o cuidado está diretamente ligado à inflação. Temos a Política Fiscal que tem como principal meta equilibrar os gastos e as receitas do governo via controle de gastos públicos e dos impostos, principalmente. Temos a Política Cambial que objetiva equilibrar as contas externas e principalmente a taxa de câmbio do país, isto é, controlar a quantidade de moeda nacional para adquirir outra moeda de outro país (a mais conhecida Real X Dólar), que influencia diretamente na importação e exportação e temos a Política Monetária.

Descreva, de forma abrangente, qual a finalidade da Política Monetária e quais as consequências que um aumento de oferta de dinheiro traz para a economia do país.

Para responder à questão, você deve produzir um texto entre 10 e 15 linhas (entre 800 e 1200 caracteres). O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no livro e nas videoaulas da disciplina. Não é aceito cópias, nem do livro, nem da internet.

💡 4 Respostas

User badge image

Reginaldo Martins Dos Santos

 

A política monetária é um tipo de política econômica para o controle de dinheiro em circulação, para taxas de juros e do crédito de um país. Esta política é feita através de uma autoridade monetária.

 

A autoridade responsável por esse controle é o Banco Central, que busca o equilíbrio alterando a oferta de moeda e determina as taxas de juros, estimulando ou reduzindo a economia.

A oferta de moeda acontece a partir da liquidez dos ativos, isto é, onde bens e serviços são oferecidos e trocados por dinheiro, sendo sempre maior quando e economia está mais saudável.

Em épocas de crescimento do PIB, uma economia possui maior liquidez e nos momentos de recessão ela é menor, por isso, o governo faz o controle da oferta de moeda buscando o equilíbrio entre esses diferentes cenários. Por isso ela é diferencia por políticas expansionistas e contracionistas.

 

Tipos de políticas monetárias

 

Política monetária expansionista

Na política monetária expansionista, o Banco Central aumenta a oferta de moeda ao país e diminui as taxas de juros com o objetivo de crescer a economia e expandir o consumo.

Quando isso é feito, as demandas por bens e serviços aumentam e com as taxas de juros mais baixas, as empresas contraem mais empréstimos para atender a procura. Se a oferta não é toda atendida, ocorre um aumento dos preços, ou seja, aumento da inflação.

A política expansionista tem como vantagem a expansão da economia, porém, a desvantagem de manter o país sujeito à inflação.

 

Política monetária contracionista

A política monetária contracionista é realizada quando acontece o inverso, ou seja, a diminuição do PIB e do consumo dentro de uma economia. O Banco Central aumenta a taxa de juros, reduzindo a moeda dentro do fluxo econômico e, com isso, a redução da inflação devido a diminuição da demanda.

 

Acho que dá para você tirar uma idéia ai.

1
Dislike0
User badge image

Cristiane Santos

Eu não sei responder essa pergunta. me desculpe

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais