Buscar

Avaliação Discursiva : Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa

Questão A

“O ensino de língua portuguesa nos remete à ideia de regras gramaticais e correção ortográfica. No entanto, sabe-se que o ensino de língua deve acontecer por meio de práticas sociais, o que exige alguns importantes deslocamentos na tradição curricular: a língua portuguesa deixa de ser limitada por uma visão gramatical teórica e passa a ser considerada uma atividade humana, um meio de existir no mundo. Essa concepção de linguagem em usos sociais, desafia os professores à adoção de uma nova prática pedagógica por meio dos diferentes gêneros textuais, que são modelos comunicativos que possibilitam gerar expectativas e previsões para compreender um texto e interagir com o outro.”  (ALMEIDA, V.; WOITOWICZ, I, J. Fundamentos e metodologia do ensino da Língua Portuguesa. 2.ed. Curitiba: Fael, 2017, P. 77).

Diante desse contexto, elabore um texto argumentativo-reflexivo, destacando o conceito e a importância do trabalho com os gêneros textuais em sala de aula. O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no material e videoaulas da disciplina.

 

Questão B

A professora de uma determinada sala está trabalhando gêneros discursivos e solicitou que os educandos apresentassem um poema. Maurício apresentou um poema em verso, com rimas e Carlos, um poema em prosa, sem rimas. Ela ouviu a apresentação dos dois e em seguida advertiu Carlos de que aquele material não estava adequado, pois um poema deve constar em versos e com rimas.

💡 3 Respostas

User badge image

Mr Pinturas

É  de extrema importancia trabalhar os generos textuais em sala de aula, para a conexao entre as atividades dscursivas proposta pela escola e a vida do aluno na sociedade, podemos perceber que a utilizaçao de generos tetuais diversificados como uma forma de aproximar o discente das situacoes originais de produçao de textos orais e escritos cntribuindo efetivamente com o apredizado, atraves da pratica com a leitura, produçao e compreensao.

1
Dislike2
User badge image

Andre Smaira

QUESTÃO A

O Estudo de gêneros textuais diversificados é de extrema importância à educação pois é a partir dele que as pessoas podem ser comunicar em diferentes ambientes e/ou contexto. Lembrando que os diferentes gêneros textuais estão inclusos, além dos que são trabalhados academicamente como dissertação, narração e descrição, também são listados outros que são usados mais no dia-a-dia como editais de provas/concursos, manuais, quadrinhos/revistas, bulas de remédios, entre outros.

QUESTÃO B

O professor não deve repreender o aluno por seus erros e sim fazer um acompanhamento para entender todas as dificuldades e problemas que o mesmo enfrenta para a total compreensão e absorção do conteúdo, visando também que pode ser a forma como o professor passou que poderia ter confundido ele, com isso, com os dois trabalhando juntos, seriam desenvolvido o senso crítico social.

1
Dislike0
User badge image

Celia Santos

Teoria significa uma conjectura ou conhecimento racional sobre determinado fato ou tema. O linguista Russo Roman Jakobson desenvolveu uma Teoria da Comunicação. Sobre essa teoria, assinale a alternativa correta:Escolha uma:a. a função poética centrada na mensagem é exclusiva da poesia.b. para ser eficaz, a mensagem requer um tópico ao qual se refira.c. nenhuma das alternativas anteriores.d. o referido estudioso afirma que o desenvolvimento social é possível na medida do desenvolvimento da comunicação e da linguagem.e. Roman Jakobson considera que em uma comunicação linguística há uma mensagem e quatro elementos a ela conectados: o emissor, o receptor, o tema e o código utilizado.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais