Buscar

FUNDAMENTOS DE DIREITO DO TRABAL. E PREVIDENCIÁRIO

Cesaltina foi admitida há cinco anos como cozinheira para trabalhar em escritório de advocacia constituído como pessoa jurídica, de 2ª a 5ª feira. Suas funções consistiam em cuidar da cozinha e da copa da casa em que funcionava o escritório, fazer compras e servir refeições para os advogados e estagiários. A vinculação existente entre a tal senhora e o tomador de serviços era de ?

💡 2 Respostas

User badge image

carlos rodrigues

Contrato de trabalho, nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A legislação trabalhista foi criado com o intuito de regularizar os vínculos empregatícios entre duas partes: usualmente em uma relação hierárquica, como posto no exemplo da questão. Analisando o caso, vemos que:


  • Trabalho de 2ª a 5ª feira: é uma característica de trabalho autônomo, pois não há o cumprimento da carga horário semanal de 40 horas ou de 2ª a 6ª feira, caracterizando a cozinheira na categoria de trabalho de diarista.
  • Funções exercidas: são da categoria de um trabalho doméstico, como está previsto em Lei.
  • Contrato de trabalho: segundo a Consolidação das Leis do Trabalho, o contrato existente entre duas partes é de prestação de serviços, não amparado totalmente pela legislação trabalhista.

Sendo assim, a vinculação existente entre a tal senhora e o tomador de serviços é de que a cozinheira presta serviços avulso para empregador que paga proporcionalmente dentro do contrato estipulado entre as duas partes.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais