Buscar

Como funcional a interação de limpeza do anel de prata na solução com sabao de coco e um pedaço de aluminio?

💡 2 Respostas

User badge image

Silples TNT

Alimpeza da prataria é uma atividade muito comum no cotidiano de pessoas que possuem objetos dessa natureza, sejam talheres, ornamentos de mesa ou jóias em prata. Com o passar do tempo, esses objetos escurecem, perdendo seu brilho, em decorrência da oxidação desse metal pelo contato com oxigênio e com compostos contendo enxofre, os chamados compostos sulfurados, gerando, assim, sobre a superfície desses objetos de prata, uma camada insolúvel de sulfeto de prata (Ag2 S), de coloração azulada ou ligeiramente violácea, tornando-se preta com o passar do tempo.

Aquecer 250 mL de água até a fervura; 2)Adicionar a esta 1 colher (sopa) de sal de cozinha e misturar bem; 3) Forrar a parte interna de um copo tipo americano com papel alumínio e colocar a solução preparada anteriormente; 3)Inserir o objeto de prata e deixar reagir por 3 minutos; 3)Retirar o objeto de prata e lavar com água em abundância; 4)Secar com papel toalha ou lenço de papel e lustrar com uma flanela. Observar o resultado.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A prata se caracteriza como sendo um metal muito sensível, e diversos produtos podem ser responsáveis pelo acúmulo de sujeira na mesma. Alguns itens que possuam enxofre em sua composição podem ser prejudiciais para a prata, além de itens com abrasivos.

Nesse caso, o alumínio perde elétrons por meio do processo de oxidação, e esses elétrons irão migrar para o sulfeto de prata.

Já na superfície do material, a prata que está comprometida, irá capturar esses elétrons e retomará a forma de metal, enquanto que a substância que escureceu a mesma, será liberada na solução com alumínio.

Sendo assim, graças à solução (NaCl + H2O), pelo alumínio e pela prata, ocorrerá a limpeza da prata.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais