Buscar

Qual é o impacto dos principais iluministas no cenário educacional europeu?

💡 3 Respostas

User badge image

Isabelle Correa


O pensamento iluminista marcou o poder da razão humana de interpretar e reorganizar o mundo. Os principais iluministas, no co texto da época, não viam sentido em atrelar a educação à religião e nem aos direitos de uma classe.
Além das queixas em relação ao conteúdo, excessivamente literário e pouco científico, as escolas eram insuficientes e os mestres sem qualificação adequada. Apesar dos projetos de estender a educação a todos os cidadãos, prevaleceu o dualismo escolar, ou seja, uma escola para o povo e outra para a burguesia. Essa dualidade era aceita com tranquilidade, sem o temor de ferir preconceito de igualdade, tão caro aos ideais revolucionários. No início do século XIX, muitas dessas tendências liberais da Revolução Francesa foram abandonadas. O Estado demonstrava mais interesse pelo ensino médio porque via com desconfiança a iniciativa do ensino particular, cujos programas reviviam o formalismo dos antigos colégios jesuítas.
resumindo: os principais iluministas influenciaram na educação por ver e expor a nova forma de ver o mundo.
2
Dislike0
User badge image

Psicologia 1

As reformas da educação empreendidas no reinado de D. José I, em alguns aspectos mais claramente inspiradas no iluminismo, tiveram como uma de suas mais importantes ações a criação das Aulas Régias dos Estudos Menores (Primeiras Letras e Humanidades). Sua implantação foi orientada por um aparato legal que, além de definir o seu funcionamento administrativo, determinava também conteúdos de ensino e seus objetivos, válidos para Portugal e seus domínios. Os Estudos Menores, visando à instrução elementar e a formação preparatória tanto para o exercício de funções públicas quanto para o ingresso no ensino superior, incluíam a educação moral, a doutrina cristã e a civilidade, seguindo princípios inspirados no iluminismo, sem, no entanto, abandonar os da religião católica.

2
Dislike0
User badge image

Mara Oliveira

Influenciaram as instituições políticas modernas. Até hoje, com pequenas modificações, a maioria dos países mantém características iluministas

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais