Buscar

Exercicio contabilidade custos

A CIA MVS produz e vende dois tipos de móveis, mesas e armários para escritório, ambos de madeira. Para a fabricação destes a empresa utiliza o seguinte material direto por unidade produzida:
Mesa 2 m²
Armário 10 m²

Sabe-se que a fabricação de cada mesa leva uma hora e a fabricação de cada armário leva quatro horas. Abaixo temos dados da estrutura de gastos da empresa:

Relação de compras de material direto no trimestre, com tributos recuperáveis (ICMS, PIS e COFINS), somando 30% do valor de cada nota fiscal.

 

A seguir temos a estrutura de produção e vendas, em unidades:

 

Sabe-se ainda que o controle de estoque referente ao material direto é efetuado utilizando o inventário permanente, pela metodologia da MPM e o controle de estoque para os produtos finalizados é feito pela metodologia PEPS.
A requisição de materiais diretos da produção é feita duas vezes por mês sendo a primeira no dia 02 e a segunda no dia 15 de cada mês, sendo solicitada a metade do material necessário para a produção do mês em cada requisição.
Já as vendas são retiradas do estoque sempre no dia último dia de cada mês, respeitando a metodologia de controle do estoque.

Atenção: ao encontrar o valor unitário, na ficha de estoque, este deve conter somente duas casas após a virgula, consequentemente, as saídas serão registradas com referência neste valor unitário, com somente duas casas após a virgula e sempre respeitando no cálculo do valor unitário a regra de arredondamento matemático).

Pede-se:
a. Classifique os gastos entre custos e despesas;
b. Apurar os Custos diretos para cada mês;
c. Efetuar o rateio dos custos indiretos (Não há necessidade de fazer o rateio dos custos indiretos separadamente, visto que a base de rateio é única) com base na quantidade vendida;
d. Apurar o custo da produção do período;
e. Apurar o CPV
f. Apurar o Lucro Bruto e o Lucro Líquido, elaborando a DRE, por produto mensalmente e o consolidado de cada mês, sabendo que as mesas são vendidas a R$ 500 cada e os armários a R$ 1.600 cada.

💡 1 Resposta

User badge image

Thais Alves

Obg

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

EXERCICIO DE CONTABILIDADE

Contabilidade de Custos

UEMG

User badge image

Maysa Denis

Question Icon

CONTABILIDADE CUSTOS

Contabilidade de Custos

ESTÁCIO

User badge image

Rose Lopes

Question Icon

Contabilidade

Contabilidade de Custos

UNINOVE

User badge image

Luis Gouveia