Buscar

Por que a reação química de conversão de xantina a ácido úrico necessita ser catalisada?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Isso ocorre devido ao processo de degradação em hipoxantina, que acaba se transformando em xantina. Por sua vez a xantina sofre ação de uma espécie reativa de oxigênio que recebe o nome de xantina oxidase (XO), transformando-se em ácido úrico. Tanto a velocidade como a concentração de ácido úrico formado são dependentes diretamente da xantina oxidase.

O crescimento do ácido úrico no corpo pode levar o humano a adquirir uma patologia denominada de gota, que é caracterizada como o aumento dos níveis de ácido úrico no sangue, gerando por meio da concentração de cristais de urato monossódico no líquido sinovial das articulações, acarretando em ataques de artrite inflamatória, ou seja, articulações inchadas e doloridas, quadro esse que pode evoluir para tofo, cálculos renais e nefropatia por ácido úrico.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais