Buscar

pedagogia metodologial

A Avaliação mediadora exige do professor uma intervenção baseada na avaliação individual, buscando observar de forma crítica-reflexiva o processo de ensino-aprendizagem da criança. A intencionalidade da avaliação mediadora é pensar em novas estratégias de aprendizagem, levando em conta a dificuldade de aprendizagem encontrada pelo professor, por meio desse tipo de avaliação. 
  
Uma das características da avaliação mediadora pode ser descrita como:

   

um processo de elaboração de estratégias iniciais que o professor utiliza para identificar as necessidades e dificuldades das crianças no início de ano letivo.

   

um processo avaliativo permanente de observação, registro e reflexão acerca da ação e do pensamento das crianças, de suas diferenças culturais e de desenvolvimento, embasador do repensar do educador sobre o seu fazer pedagógico.

   

um processo de maturação por meio de estágios de desenvolvimento.

   

avaliação dos dados coletados não devem nunca contar para a progressão dos alunos, mas apenas servir de indicador para o professor.

   

um levantamento de conhecimentos dos alunos considerados pré-requisitos, para abordar determinados conteúdo

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Smaira

A avaliação mediadora é baseada na constante avaliação do próprio educador sobre as melhores maneiras de interagir pedagogicamente com o aluno, levando em consideração as múltiplas facetas de sua trajetória de vida. Nesse caso, não é apenas o valor da nota que é importante, e sim a contínua avaliação do progresso e trajetória dos estudantes.

Assim, a alternativa correta é: “ um processo avaliativo permanente de observação, registro e reflexão acerca da ação e do pensamento das crianças, de suas diferenças culturais e de desenvolvimento, embasador do repensar do educador sobre o seu fazer pedagógico. ”

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Elaboração de atividades

Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática para A Educação da Infância

UNIBTA

User badge image

Robeson Bezerra

Question Icon

A cantina de uma escola resolveu fazer ?

Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática para A Educação da Infância

FCE

User badge image

Carlos Eduardo

Materiais relacionados