Buscar

Como Durkheim define religião?

💡 3 Respostas

User badge image

Alana Melo

segundo Durkheim, a religião é um fenômeno coletivo, mas não pode haver crenças moralmente impostas se não tiver um caráter sagrado para esses seguidores os fazendo distinguir suas atitudes dentro dos rituais coletivos como sagrados, e algo feito individualmente que a religião seguida não aprova como algo profano.

0
Dislike0
User badge image

Mylena Porto


Para Emilié Durkheim a religião e suas cerimonias cumprem um papel social ao colocar várias pessoas coletivamente em uma celebração. O interesse do sociólogo pela religião seria por ela apresentar vários rituais, simbologias, e dos efeitos que cada uma delas afeta os indivíduos tanto socialmente como emocionalmente
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Desde o princípio das civilizações, temos que a influência das religiões, onde alguns assuntos que as pessoas da época não conseguiam explicar, eram tratados como extraordinários e atribuídos a decisões tomadas por uma forma maior e sobrenatural, no caso, Deus. Nesse caso, as religiões foram se desenvolvendo e recriando com o passar dos anos, de modo a orientar as pessoas e de certa forma, controlar.

Com isso, muitos pensadores apresentavam-se tanto contrários como favoráveis as principais ideias que as igrejas tentavam difundir com o tempo. Para o Filósofo Durkheim, a religião era uma ferramenta para controlar a sociedade, com punições severas e que eram temidas por todas as pessoas. Dessa forma, o mesmo via a religião como uma coisa que deveria ser corrigida, pois repreendia e alienava a pessoa de forma a temer fazer aquilo que realmente queria.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais