Buscar

O sistema (educacional) é produto da ação sistematizada, isto é, da capacidade humana de agir intencionalmente ...Alguém sabe a resposta?

O sistema (educacional) é produto da ação sistematizada, isto é, da capacidade humana de agir intencionalmente segundo objetivos previamente formulados” (SAVIANI, 2010, p. 380). A partir da citação do autor e de seu estudo da unidade de aprendizagem, assinale a alternativa CORRETA:

a)
O sistema educacional brasileiro propõe ações sistematizadas por meio de suas políticas públicas educacionais, para que sejam atingidos os objetivos educacionais presentes na CF 88, na LDB e no PNE vigente.

b)
O sistema educacional brasileiro é caracterizado pela ação casual e facultativa das esferas administrativas (federal, estaduais e municipais) na condução de suas instituições de ensino.

c)
O resultado do sistema educacional brasileiro se dá, principalmente, pela capacidade executiva dos órgãos encarregados de conduzir a educação no território nacional.

d)
Para a existência do sistema educacional brasileiro, são utilizados os dados históricos da educação de outras épocas como parâmetros.

e)
Como a capacidade humana no Brasil, por vezes, é limitada, inexiste, atualmente, um sistema nacional de educação organizado.

 

💡 5 Respostas

User badge image

Juliana Ribeiro

O sistema educacional brasileiro, segundo a citação do autor Saviani, apresenta-se como o resultado da capacidade humana em buscar atingir os objetivos que foram previamente formulados. Ou seja, projetam-se objetivos para a educação no Brasil por meio da Constituição Federal de 1988, da LDB atual e proposições para o futuro dessa a partir do Plano Nacional de Educação. O autor salienta a questão da importância primordial das pessoas que compõem esses sistemas, que se encontram organizados, atendendo aos preceitos que regulam a área educacional, somando as instituições de ensino e os órgãos que compõem os sistemas de ensino de cada esfera administrativa (federal, estadual e municipal

resposta correta letra a

3
Dislike0
User badge image

Anderson Karreiro

Não da pra encontrar em lugar nenhum a resposta, misericordia

1
Dislike0
User badge image

juliana

R: A) O sistema educacional brasileiro propõe ações sistematizadas por meio de suas políticas públicas educacionais, para que sejam atingidos os objetivos educacionais presentes na CF 88, na LDB e no PNE vigente.



1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais