Buscar

O que é presidencialismo de coalizão

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A denominação presidencialismo de coalizão foi utilizada primeiramente há 25 anos no artigo do cientista político Sérgio Abranches, sendo atribuída ao mesmo a criação desta denominação. Presidencialismo de coalizão é a realidade de um país presidencialista, onde o poder parlamentar entre vários partidos é fragmentado, obrigando o Poder Executivo a uma prática semelhante ao parlamentarismo, ou seja, para governar, precisa ter uma ampla maioria, que é contraditória ao programa do partido no poder, e com isso acaba por desencadear uma competição interna bastante acirrada.

Um dos aspectos que caracteriza o presidencialismo de coalizão é a falta de vínculo entre as eleições para o executivo e legislativo, pois o chefe do executivo, não possui a maioria no poder legislativo, vendo a necessidade de formar uma coalizão no Parlamento, com a finalidade de apoiar as medidas que são necessárias, para que haja uma boa condução de políticas, bem como ações do executivo.

2
Dislike0
User badge image

Carol Sousa

o padrao de gorvenança brasileiro expresso na relaçao entre os poderes Executivos e Legislativos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais