Buscar

Por favor algum tem a atividade 4 de função social?

💡 5 Respostas

User badge image

josiane salvaterra

  • Pergunta 1

    0 em 0,25 pontos

       
     

    A escola é uma construção da história, ocorre em determinado lugar e tempo e é por eles influenciada decisivamente. Por isso seu papel também muda. Considere as afirmações a seguir a respeito da escola hoje em dia:
    I. Transmitir conhecimento é o principal objetivo da escola.
    II. Currículo, enquanto definição de conteúdos a serem estudados, é fixo.
    III. Escola deve ser lugar de livre pensamento e debate.
    IV. A cada mudança de governo imediatamente se altera a cadeia escolar.
    É correto apenas o que se afirma em

    Resposta Selecionada:  

    I e III.

    Resposta Correta:  

    III.

    Feedback da resposta:

    Resposta incorreta. A escola deve ser lugar de livre pensar, mas transmitir conhecimento não é sua principal meta. Os currículos não são fixos, pois frutos das mudanças históricas e políticas. Entretanto, estas mudanças não são diretas nem imediatas. Logo, apenas a 3ª afirmação é verdadeira.

  • Pergunta 2

    0,25 em 0,25 pontos

       
      Leia um trecho da Nova Base Comum Curricular aprovada em dezembro de 2018:
    “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE)”.( BRASIL. BNCC, 2018, p. 7)

    Fonte: BRASIL. MEC. Base Nacional Comum Curricular (2018). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 16 ago. 2019.

    Uma das críticas que especialistas fazem em relação à BNCC é:

    Resposta Selecionada:  

    Ao definir conteúdos mínimos e permitir uma avaliação nacional sobre estes conteúdos, o conteúdo local, vinculado aos interesses dos estudantes, podem ser deixados de lado.

    Resposta Correta:  

    Ao definir conteúdos mínimos e permitir uma avaliação nacional sobre estes conteúdos, o conteúdo local, vinculado aos interesses dos estudantes, podem ser deixados de lado.

    Feedback da resposta:

    Resposta correta. Como diz o livro-texto (EAD-BR. PIERRI, S.I.P. O pedagogo e a função social da escola. CAPÍTULO 4 – A escola e suas transformações: quais contextos? p. 3) “o currículo muitas vezes acaba por desvincular os acontecimentos reais da vida dos educandos dos assuntos tratados na escola, e o professor acaba por ser pressionado a tratar de assuntos que serão cobrados em provas”.

  • Pergunta 3

    0,25 em 0,25 pontos

       
     

    Na construção de uma educação crítica e emancipatória, o professor tem um papel fundamental. É ele que, mesmo em um contexto que fortalece a educação profissionalizante, traz discussões para a sala de aula que estimulam os estudantes a pensarem e questionarem a realidade em que vivem. Sabemos, no entanto, que a educação brasileira não é, majoritariamente, crítica e emancipatória. Devemos nos questionar, portanto, qual as dificuldades encontradas pelos professores na construção dessa educação.

     
    Considere as afirmações abaixo:

     
    I. Os professores se apoiam, muitas vezes, exclusivamente no conteúdo do livro didático, de modo a priorizar a construção coletiva do conhecimento.
    II. Muitos educadores acreditam na sociedade tal qual ela se estrutura hoje e, portanto, não têm interesse na construção de uma educação questionadora.
    III. O comodismo pressiona diversos professores a abrir mão de uma educação crítica e profunda, uma vez que a preparação desse tipo de aula é mais difícil e requer mais tempo.
    IV. A falta de conhecimento e de uma formação contínua dos professores dificulta a construção de uma educação crítica.

     
    É correto apenas o que se afirma em

    Resposta Selecionada:  

    II, III e IV.

    Resposta Correta:  

    II, III e IV.

    Feedback da resposta:

    Resposta correta. Diversos fatores contribuem para que os professores não construam, em sala de aula, uma educação crítica e questionadora. A falta de formação e conhecimento, o comodismo e os limites dos materiais didáticos são alguns dos elementos que contribuem para a transmissão passiva do conteúdo em detrimento da construção crítica e coletiva do conhecimento.

  • Pergunta 4

    0,25 em 0,25 pontos

       
     

    “A escola, ao mesmo tempo em que pode ser conservadora e tecnicista, tem o poder de ser emancipadora e crítica. E, como qualquer aparato social, essa mudança de estrutura e funcionamento muda de acordo com a política e as propostas para a escola de cada partido no poder, além de também partilhar dos saberes e crenças daqueles que fazem parte da organização da escola, levando-se em conta que esta instituição é uma construção coletiva.” (PIERRI, p. 9)Fonte: EAD-BR. PIERRI, S.I.P. O pedagogo e a função social da escola. CAPÍTULO 4 – A escola e suas transformações: quais contextos?

     
    Agora observe o gráfico abaixo:
    Fonte: http://inep.gov.br/indicadores-financeiros-educacionais  
    Em relação ao texto e aos dados do gráfico podemos dizer que:

    Resposta Selecionada:  

    Os dados confirmam a afirmação da autora de que a política educacional é muito determinada pelo governo e – em última instância – pelo projeto político de cada partido que governa em cada momento.

    Resposta Correta:  

    Os dados confirmam a afirmação da autora de que a política educacional é muito determinada pelo governo e – em última instância – pelo projeto político de cada partido que governa em cada momento.

    Feedback da resposta:

    Resposta correta. Gráfico confirma a afirmação da autora pois até 2002, com reflexos nos anos seguintes, havia uma determinada política social e econômica no governo do Brasil, nominada pela autora de neoliberal. Esta política defende e prática redução dos gastos públicos – inclusive na educação. Por isso valores eram baixos. A partir de 2003 outra política foi eleita pelos brasileiros e isso acarretou aumento nos investimentos na educação em geral, inclusive na educação básica.

  • Pergunta 5

    0 em 0,25 pontos

       
     

    “Mulheres e homens, somos os únicos seres que, social e historicamente, nos tornamos capazes de aprender. Por isso, somos os únicos em que aprender é uma aventura criadora, algo, por isso mesmo, muito mais rico do que meramente repetir a lição dada. Aprender para nós é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito” (FREIRE, 1996, p. 28)Fonte. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia, São Paulo, Paz e Terra, 1996.

     
    Assinale a alternativa correta a respeito do pensamento de Paulo Freire:

    Resposta Selecionada:  

    Cabe ao educador selecionar e indicar os conteúdos que permitam ao estudante compreender o mundo e seu papel na transformação da realidade.

    Resposta Correta:  

    O papel do educador é levar a dúvida, o questionamento sobre o porquê de as coisas serem como são e construir o conhecimento com o aluno, a partir de seus saberes.

    Feedback da resposta:

    Resposta incorreta. Encontramos no livro texto (PIERRE, p. 5) Educação e política são assuntos que estão vinculados desde sempre. “Educar é um ato político”, já dizia o educador Paulo Freire (1980, p. 6), no sentido de que a escola é espaço privilegiado e de interesse de classes, sendo que o educador deve ser alguém com o dever de deturpar essa ordem natural das coisas, imposta através dos tempos, e agir contra o sistema, tendo um papel revolucionário no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, não podemos deduzir daí que este seja o único ou principal papel do educador. Também não cabe ao educador transmitir, fornecer ou selecionar os conteúdos. A educação Freiriana parte dos conhecimentos concretos dos alunos. Isso não significa, por outro lado, que não haja diferenças entre os papeis de alunos e professores.

  • Pergunta 6

    0,25 em 0,25 pontos

       
     

    A dinâmica de ensino das escolas e o modelo de educação como um todo refletem o contexto político, social e econômico no qual se inserem. Se queremos, portanto, refletir mais profundamente acerca da educação em nosso país, é necessário refletir como se organiza nossa sociedade. Nesse sentido, a sociologia, ciência que estuda as relações sociais, cumpre um papel fundamental na construção de uma educação emancipatória.

     
    Com base nisso, considere as afirmações abaixo acerca do papel da sociologia na educação:

     
    I. Refletir acerca da realidade da escola, buscando compreender os problemas e contradições existentes em seu interior.
    II. Combater as diferentes vivências e realidades dos estudantes, de modo a amenizar as desigualdades sociais.
    III. Contribuir para uma formação mais igualitária dos estudantes em sua totalidade, a partir da construção coletiva do conhecimento e da educação de qualidade para todos.

     
    É correto o que se afirma em

    Resposta Selecionada:  

    I e III, apenas.

    Resposta Correta:  

    I e III, apenas.

    Feedback da resposta:

    Resposta correta. A sociologia cumpre um papel fundamental na educação na medida em que nos ajuda a compreender mais profundamente as relações sociais no interior da escola e a amenizar as desigualdades em sala de aula. Essa ciência atua, nesse sentido, para analisar os problemas e contradições da escola e, a partir deles, construir uma educação mais igualitária e emancipatória, capaz de lidar com as diferentes realidades vivenciadas pelos estudantes.

  • Pergunta 7

    0 em 0,25 pontos

       
     

    Conforme estudamos, a história do Brasil é marcada por uma educação para poucos e de baixa qualidade para a maioria. Mudar isso requer preocupação com a quantidade, isso é, população atendida, carga horária, e outros parâmetros e também com a qualidade, isso é, com o quanto os alunos realmente aprendem. Desde o final do século XX e ainda mais atualmente há uma preocupação com indicadores de qualidade. O principal deles na educação básica é o IDEB.

     
    Considere os mapas abaixo


     Fonte: BRASIL, INEP. RESUMO TÉCNICO. Resultados do índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2005-2015. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/planilhas_para_download/2015/resumo_tecnico_ideb_2005-2015.pdf

     
    Considere agora a tabela abaixo:

     

    Anos em que a meta foi atingida.

     Fonte: BRASIL, INEP. IDEB - Resultados e Metas . Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultadoBrasil.seam?cid=1387532

     
    De acordo com os gráficos e dados podemos afirma que:

    Resposta Selecionada:  

    Os mapas e a tabela são conflitantes, pois enquanto os mapas apresentam melhoria, a tabela mostra estagnação da qualidade do ensino.

    Resposta Correta:  

    Na média geral do Brasil a educação tem melhorado tanto na rede pública como na rede particular. Entretanto essa melhoria é menor no ensino médio privado e ainda menor no ensino médio público.

    Feedback da resposta:

    Resposta incorreta. Mapas e tabela são coerentes entre si e mostram melhorias, em graus variados, da educação básica. Apenas os anos iniciais do ensino fundamental na rede pública atingiram a meta todos os anos, mas isso não significa que os outros níveis e setores não melhoraram.

  • Pergunta 8

    0,25 em 0,25 pontos

       
      “Refletir filosoficamente sobre a educação não é dispensar os dados e análises que as ciências especializadas podem trazer e fazer; ao contrário, uma abordagem filosófico-educacional precisa levar em consideração esse retrato de corpo inteiro que a ciência faz da educação nos dias de hoje. O pensar filosófico não parte de referências abstratas e idealizadas, aprioristicamente colocadas, mas sim da própria realidade de seu objeto” (SEVERINO, 2000, p. 65).

    Fonte: SEVERINO, A. J. Educação, trabalho e cidadania: a educação brasileira e o desafio da formação humana no atual cenário histórico. São Paulo Perspec. v. 14, n. 2, São Paulo, abr./jun. 2000, p. 65-71.

    A partir do trecho destacado acima e de seus estudos, avalie as afirmações a seguir sobre o papel da filosofia na escola:
    I. Proporcionar uma abordagem filosófica que se atenta, em especial, às vontades e aos desejos dos indivíduos em questão.
    II. Dar condições para que os estudantes possam relacionar suas reflexões sobre si mesmos com a realidade que os cerca.
    III. Contribuir para a formação de sujeitos críticos, que não se contentam em aceitar a realidade, mas que buscam meios de melhorá-la.
    IV. Construir nos estudantes uma reflexão filosófica que os permita buscar respostas para os problemas do cotidiano.
    V. Mais do que uma mera disciplina ou um simples conteúdo, a filosofia pode ser compreendida como uma atitude reflexiva do indivíduo diante da realidade.
    É correto apenas o que se afirma em

    Resposta Selecionada:  

    II, III, IV e V.

    Resposta Correta:  

    II, III, IV e V.

    Feedback da resposta:

    Resposta correta. A abordagem filosófica é aquela que analisa o pensar e o atuar dos indivíduos, e não suas vontades e desejos. É ela que dá condições para que os estudantes sejam capazes de refletir sobre si mesmos e de conectar essa reflexão à realidade que os cerca. Dessa forma, a filosofia contribui para a formação de sujeitos críticos, que buscam soluções para os problemas de seu cotidiano.

  • Pergunta 9

    0,25 em 0,25 pontos

       
     

    A educação nas escolas não é um processo descolado da realidade em que vivemos. Assim, ela reflete os interesses de classe e as dinâmicas de relação que vivenciamos em nosso cotidiano, adquirindo uma dimensão política fundamental. É a partir dessa compreensão que alguns estudiosos como Paulo Freire defendem uma escola que não se sustente pela transmissão passiva de saberes, mas que construa coletivamente um conhecimento crítico e ligado à realidade dos estudantes.
    Considere as afirmações abaixo acerca da dimensão política da escola:
    I. Os professores devem cumprir o papel de romper com aquilo que parece ser natural, mas que é, na verdade, imposto e construído através da história.
    II. As escolas têm como função social a formação de indivíduos críticos e ativos na transformação da sociedade.
    III. Quando não questionada e transformada pela comunidade escolar, a escola atua para a manutenção da sociedade como ela é e, por consequência, das desigualdades que ela carrega.
    É correto o que se afirma em

    Resposta Selecionada:  

    I, II e III.

    Resposta Correta:  

    I, II e III.

    Feedback da resposta:

    Resposta correta. A escola e o processo de ensino-aprendizagem se localizam em um contexto político, social e econômico da sociedade e são moldados por ele. Assim, não é possível pensar em uma educação neutra, mas em uma educação que reflete os ideais de quem a constrói. A escola assume, dessa forma, uma dimensão política fundamental.

  • Pergunta 10

    0,25 em 0,25 pontos

       
     

    A escola é, também e fundamentalmente, um espaço político, moldado pelo contexto em que se insere. Nesse sentido, ao olharmos para a educação brasileira atual é preciso nos colocar o desafio de entender a situação na qual o país se encontra e como ela afeta o modelo educacional vigente. Esse processo poderia ser resumido a uma pergunta: de que modo o neoliberalismo afeta a educação brasileira?
    Assinale a alternativa que corresponde ao impacto do neoliberalismo na educação do país:

    Resposta Selecionada:  

    Aprofunda o caráter profissionalizante da educação, a partir da perspectiva de que um cidadão crítico e ativo na sociedade não é o trabalhador ideal para o mercado de trabalho.

    Resposta Correta:  

    Aprofunda o caráter profissionalizante da educação, a partir da perspectiva de que um cidadão crítico e ativo na sociedade não é o trabalhador ideal para o mercado de trabalho.

    Feedback da resposta:

    Resposta correta. O neoliberalismo tem um grande impacto na educação brasileira. Não só se reflete nas leis e na atuação do Ministério da Educação, como também fortalece um determinado modelo de educação. Modelo, esse, que se sustenta pela manutenção da ordem vigente e pela formação de mão de obra para o mercado de trabalho em detrimento da formação de sujeitos críticos.

2
Dislike0
User badge image

prof

Obg deus abençoe!!! Precisando to aqui????????????????
0
Dislike0
User badge image

mirian c. a. Silva

Obrigada valeu
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais