Buscar

Alguém sabe explicar o que é CME, métodos de esterilização, descartes de resíduos e NR_32?

💡 4 Respostas

User badge image

Thais Araújo

Cme é a central de material esterelizado q faz a esterilização dos materiais
0
Dislike0
User badge image

Claudia Aquino

A CENTRAL DE MATERIAL DE ESTERILIZAÇÃO- CME É UMA UNIDADE FUNCIONAL DESTINADA A PROCESSAMENTO DE PRODUTOS PARA SAÚDE OU SEJA CME É UMA UNIDADE DE APOIO TÉCNICO A TODAS UNIDADES ASSISTENCIAIS.

Tipos de Esterilização

A Central de Material Esterilizado – CME, é o setor destinado à limpeza, acondicionamento, esterilização, guarda e distribuição de materiais esterilizados

Existem vários tipos de esterilização de materiais, essas dependem do tipo de artigo e de contaminação dos mesmos.

Esterilização por meios físicos é obtida através de:
- Vapor saturado sob pressão: Utiliza as autoclaves para a esterilização dos materiais. É o meio mais utilizado na rede hospitalar.
- Calor seco: utiliza as estufas de ar quente como métodos de esterilização
- Radiação ionizante: é um método de esterilização que utiliza a baixa temperatura, portanto que pode ser utilizado em materiais termossensíveis. A ação antimicrobiana da radiação ionizante se dá através de alteração da composição molecular das células, modificando seu DNA. As células sofrem perda ou adição de cargas elétricas.

Esterilização por meios químicos é obtida através de:

- Formaldeído: tem função fungicida, viruscida e bactericida. Se agir por 18 horas tem ação esporicida.
- Glutaraldeído: tem potente ação biocida, é bactericida, virucida, fungicida e esporicida
- Óxido de etileno:é empregada na esterilização de produtos médico-hospitalares que não podem ser expostos ao calor ou a agentes esterilizantes líquidos: instrumentos de uso intravenoso e de uso cardiopulmonar em anestesiologia, aparelhos de monitorização invasiva, instrumentos telescópios (citoscópios, broncoscópios, etc.), materiais elétricos (eletrodos, fios elétricos), máquinas (marcapassos, etc.), motores e bombas, e muitos outros.
- Peróxido de hidrogênio: Peróxido de hidrogênio ou água oxigenada é um agente oxidante e a uma concentração de 3 a 6% tem poder desinfetante e esterilizante, porém pode ser corrosivo para instrumentais. Pode ser utilizado como opção para esterilização de materiais termo-sensíveis. É usado na desinfecção e esterilização de superfícies planas e sólidas, na esterilização de capilares hemodializadores, na desinfecção de lentes de contato e outros.
- Ácido peracético: Tem ação esporicida em temperaturas baixas e mesmo em presença de matéria orgânica. Este método pode ser aplicado a artigos termo-sensíveis, porém que possam ser totalmente mergulhados no líquido. Materiais de alumínio anodizado não podem sofrer este processo de esterilização por apresentarem incompatibilidade.
Os materiais esterilizados por este meio devem ser utilizados imediatamente.
- Plasma de peróxido de hidrogênio: Este processo pode ser aplicado em materiais como alumínio, bronze, látex, cloreto de polivinila (PVC), silicone, aço inoxidável, teflon, borracha, fibras ópticas, materiais elétricos e outros. Não é oxidante.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O processo pelo qual um produto livre de microorganismos viáveis é obtido é chamado de esterilização. O processo de esterilização deve ser projetado, validado e realizado para garantir que ele seja capaz de eliminar a carga microbiana do produto ou um microorganismo mais resistente.

Por lei, o procedimento de esterilização deve ser realizado garantindo a segurança do operador; isso acontece com o uso de luvas, de preferência roupas e dispositivos de proteção à prova de arranhões para proteger o rosto de respingos de substâncias contaminadas, como máscaras oro-nasais, óculos de proteção ou, melhor ainda, escudos de proteção. É importante que o transporte de uma área do material a ser esterilizado seja realizado por meio de grades ou bacias para reduzir o contato acidental com o operador e o ambiente ao redor.

Além disso, antes da esterilização real, é necessária uma série de procedimentos preventivos. Esses procedimentos são projetados para proteger o operador, reduzir a carga microbiana, tornar a ação de esterilização mais eficaz. Não é aconselhável enxaguar os instrumentos antes da desinfecção, pois isso permite a propagação de germes, na pia, na bata, etc.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais