Buscar

1- Quais são os efeitos dos principais exploradores que realizaram as expedições em África?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

As consequências do processo de exploração do continente africano teve consequências devastadoras, dentre as quais podemos citar:

  • Surgimento gradual de fome e miséria no continente, por conta da expropriação da terra associada à escravidão;
  • Caracterização de uma agricultura rudimentar;
  • Devastação da fauna e flora para implantação de agricultura comercial *plantation, principalmente ligada ao café, ao amendoim e ao cacau;

  • Processo de desertificação causado por uso de técnicas impróprias de agricultura;
  • Surgimento de diversos conflitos devido à divisão da terra sem respeitar os grupos já estabelecidos no continente;
  • Entre várias outras.

  • 3
    Dislike3
    User badge image

    Bruna Zanella

    o século XIX, a Europa passou por intensas transformações tecnológicas durante o que ficou conhecido como Segunda Revolução Industrial. Novas fontes de energia passaram a ser utilizadas em larga escala, como a energia elétrica e o uso do petróleo nos motores à combustão. Além disso, aconteceram avanços na indústria de metais pesados, na química e nos meios de transporte.

    Esse processo resultou no início de uma nova fase do capitalismo, que estipulava o impulso colonialista como uma “necessidade”. Os objetivos desse impulso colonialista eram a obtenção de matérias-primas para suprir o avanço industrial das potências industrializadas e a conquista de novos mercados consumidores para as mercadorias produzidas por esses países ocidentais.

    Com os processos de independência ocorridos no continente americano, o impulso (neo)colonialista dos países europeus voltou-se para a ÁfricaÁsia e Oceania. Os três continentes possuíam vasta riqueza em recursos e sua conquista estava acessível aos países europeus. A partir disso, iniciou-se o processo de ocupação desses três continentes.

    2
    Dislike2

    Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

    Esse e outros conteúdos desbloqueados

    16 milhões de materiais de várias disciplinas

    Impressão de materiais

    Agora você pode testar o

    Passei Direto grátis


    ✏️ Responder

    SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

    Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

    User badge image

    Outros materiais