Buscar

Qual a diferença entre os tipos de prescrição dentro do direito penal ?

💡 2 Respostas

User badge image

Joao Fernandes

Prescrição da pretensão punitiva;
Prescrição intercorrente;
Prescrição Retroativa;
Prescrição antecipada, projetada, virtual ou retroativa em perspectiva ;
Prescrição de pretensão executória ;
Prescrição de pena multa;
Prescrição das penas menos graves com as mais graves;
Prescrição e leis especiais.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Primeiramente, temos que existem duas figuras importantes, que seriam as prescrição da pretensão punitiva (antes da sentença) e prescrição da pretensão executória (depois da sentença).

Dessa forma, observamos que existe mais de uma forma de se apurar a prescrição: uma com base na pena abstrata do crime (artigo 109) e outras duas com base na pena real aplicada (artigo 110).

Por conseguinte, no primeiro caso, o da pena em abstrato, leva-se em consideração o máximo da pena do respectivo crime, ou seja, em se tratando do crime de furto simples (cuja pena em abstrato é de 01 a 04 anos), o prazo prescricional será de 08 (oito) anos, conforme o artigo 109, inciso IV.

Contudo, no segundo caso, o da pena em concreto, deve ser observada a pena fixada na sentença, ou seja, ainda no caso do furto simples, num apenamento mínimo de 01 (um) ano, o prazo prescricional será de 04 (quatro) anos, conforme artigo 109, inciso V.

Por fim, após a sentença, temos duas novas figuras, que seria prescrição intercorrente e a prescrição retroativa, ambas estabelecidas no artigo 110 do CP.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais