Buscar

analise criticamente o governo de jk

💡 5 Respostas

User badge image

Fernanda Granieri

Não se pode negar que no governo de Juscelino o país cresceu economicamente: 7,5 % ao ano. Modernizou-se, foram construídas grandes estradas e diversas obras de infra-estrutura. Houve a abertura da economia ao capital estrangeiro, o que possibilitou um grande salto para a indústria, com instalações de grandes montadoras de veículos e outras multinacionais.

JK tinha como um ponto positivo o otimismo, o que justificava sua prática administrativa ousada: “Se alguma coisa, aliás, nos falta, é termos consciência exata de que somos irremediavelmente um grande País. Não podemos convencer os outros dessa realidade quando não estamos dela convencidos”.

Porém, apesar do desenvolvimento promovido, houve uma série de pontos negativos. JK buscava o crescimento a todo custo – dentro de sua campanha dos 50 anos em 5 – e nessa ideologia faltou planejamento. A inflação aumentou ano a ano, cresceu a dívida externa e disparou a dívida pública. Quando passou o governo a Jânio Quadros, (JK) deixou algumas “bombas econômicas” a serem administradas.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Juscelino Kubitschek tornou-se presidente no ano de 1955, providenciando uma revolução radical no pais, em razão do investimento de milhões na indústria de base, no intuito de incentivar a entrada de capital estrangeiro no pais. Seu plano foi o Plano de Metas, adotando a construção da futura capital do Brasil, Brasília. Apesar dos benefícios desses empreendimentos de Juscelino, a inflação subiu em demasia.

Nesse contexto, o Plano de Metas trata-se de um conjunto de objetivo fixados por Juscelino Kubitschek - presidente do Brasil entre 1956 e 1960 - que tinham por objetivo desenvolver a infraestrutura brasileira. Vale ressaltar que os setores que receberam maior enfoque no Plano de Metas foram o de energia, transporte, indústria, educação e alimentação.

1
Dislike0
User badge image

Fernanda Granieri

O governo de Juscelino Kubitschek entrou para história do país como a gestão presidencial na qual se registrou o mais expressivo crescimento da economia brasileira. Na área econômica, o lema do governo foi "Cinquenta anos de progresso em cinco anos de governo"

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais