Assinale a alternativa que relaciona corretamente os tipos de contrato às suas descrições.

3. O Brasil é líder mundial em diversas commodities, como o café, a soja, o açúcar e o suco de laranja, o que gera uma exposição alta quanto à volatilidade dos preços e interfere em toda a cadeia produtiva do agronegócio. Essa volatilidade existe porque ocorre um descompasso entre procura e oferta, causadas muitas vezes pela safra e entressafra de algumas dessas commodities. Para evitar o risco dessa volatilidade dos preços, as empresas rurais fazem contratos que são usados na hora das negociações da safra, antes mesmo de ela ser colhida. Os tipos de contratos mais comuns são: os contratos a termo, contratos futuros e contratos de swap.

Considere as seguintes afirmações acerca dos contratos firmados nos mercados financeiros agropecuários quando da comercialização de commodities:

I. Tem regras e modelos pré-estabelecidos pela bolsa de valores, sofre ajuste diário por ter uma cotação diária e são comercializados enquanto instrumentos financeiros.

II. Tem por função básica garantir a venda, o que tira a incerteza da venda e do preço e faz com que o produtor possa planejar seus custos, apesar de não ter as regras da bolsa de valores.

III. Não ocorrem pagamentos nesse tipo de contrato, mas eles são considerados uma proteção de riscos para empresas exportadoras, devido à variação cambial em suas operações.

Assinale a alternativa que relaciona corretamente os tipos de contrato às suas descrições.

a) I: hedge; II: contrato a termo; III: contrato futuro.

b) I: contrato futuro; II: contrato a termo; III: contrato de swap.

c) I: hedge; II: contrato de swap; III: contrato futuro.

d) I: contrato a termo; II: contrato futuro; III: contrato de swap.

e) I: contrato de swap; II: contrato a termo; III: contrato futuro.

Disciplina:Contabilidade Aplicada ao Agronegócio1.519 materiais