Buscar

Relacione o " Parlamentarismo as avessas" á estabilidade do segundo reinado: ?

💡 3 Respostas

User badge image

tais cost

o “parlamentarismo às avessas” do Segundo Reinado tornava o parlamento brasileiro submisso ao poder e aos interesses políticos do imperador D. Pedro II. Foi a forma encontrada pelo Imperador para garantir a estabilidade política do país, após o fim da Revolta Praieira, a última revolta contra o poder central.

0
Dislike0
User badge image

Fernanda Granieri

O sistema parlamentarista do império brasileiro recebeu esta denominação de "parlamentarismo às avessas", pois seria uma forma de parlamentarismo "contrário" aquela na qual ele se inspirou, que foi o modelo britânico, onde os parlamentares dominantes teriam uma boa parcela do poder, podendo, inclusive, apontar os ministros etc.

No entanto, o sistema parlamentarista brasileiro permitia que o imperador intervisse mais do que o normal na política, podendo, inclusive, apontar ministros, dissolver e reabrir a câmara a qualquer momento, convocar ou derrubar gabinetes ministeriais etc.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O parlamentarismo trata-se de um sistema político que caracteriza-se pelo poder reunir um gabinete formado ministros que, por sua vez, compõem um Parlamento.

Visto isso, o parlamentarismo às avessadas trata-se de um sistema político que vigorou durante o Império, mais precisamente no Segundo Reinaldo. Tal sistema caracterizou-se por alternar na chefio do executivo os partidos Conservador e Liberal, pautados na escolha do Poder Moderador e nos resultados eleitorais.

No ano de 1847, o então imperador D. Pedro II criou o Conselho de Ministros para aconselhar o soberano em um sistema espelhado no parlamentarismo britânico. Contudo, a hierarquia do parlamentarismo clássico e do brasileiro era opostas e, por essa razão, ficou chamado de “parlamentarismo às avessas”.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais