Buscar

Leia atentamente o texto anexo e responda a questão:

Leia atentamente o texto anexo e responda a questão:

Observe as afirmações a seguir sobre concorrência em negócios:

I - A concorrência pode ser definida de forma ampla como todas as empresas formais e informais que atendem às mesmas necessidades do mesmo público-alvo do seu empreendimento. Portanto, para ser considerada concorrente, uma empresa precisa cumprir as duas condições: possuir produtos e serviços que atendam necessidades iguais àquelas para as quais os seus produtos e serviços são orientados e ter como foco o mesmo perfil de clientela.

II - Uma empresa pode fabricar ou vender produtos muito parecidos com os seus e não ser um concorrente direto. Basta que ela posicione seus produtos para um público-alvo de outra faixa etária ou renda, por exemplo. Por outro lado, mesmo produtos e serviços muito distintos podem ser concorrentes, desde que atendam a mesma necessidade, por exemplo: restaurantes, lanchonetes e padarias, que em muitas situações oferecem opções diferentes de refeições para um mesmo tipo de clientes.

III - Para identificar os concorrentes, é necessário realizar uma pesquisa de mercado que pode iniciar com o uso de uma lista telefônica da cidade. Em cidades ou bairros onde existam associações comerciais e industriais atuantes, também é possível adquirir uma lista de empresas associadas, facilitando a busca pelos concorrentes. Porém, a forma mais segura de identificar a concorrência é uma detalhada visita ao local do empreendimento. Deve-se percorrer rua por rua da região, marcando a localização dos potenciais concorrentes em um mapa que poderá ser usado depois para a escolha do ponto comercial, por exemplo, ou mesmo para a forma de atuação. (Fonte: SEBRAE, p. 12, 2018 – sebraesp.com.br).

Sobre as afirmações I, II e III é correto afirmar que:

  1. Somente a I e II estão corretas pois não é necessário realizar pesquisa de mercado para entender quem são os concorrentes.
  2. Somente a III está correta, pois uma empresa não pode fabricar ou vender produtos similares aos dos concorrentes e não é necessário realizar pesquisa de mercado para entender quem são os concorrentes.
  3. As afirmativas I, II e III estão corretas e retratam informações importantes sobre a análise da concorrência.
  1. Somente a II está correta, pois não é necessário realizar pesquisa de mercado para entender quem são os concorrentes e para ser considerada concorrente, uma empresa precisa vender exatamente aquilo que você vende.

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais