Buscar

Como ocorre a mineralização biológica da dentina?

💡 2 Respostas

User badge image

Jaid Reis

Dentina é um tecido conjuntivo avascular, mineralizado, especializado que forma o corpo do dente, suportando e compensando a fragilidade do esmalte

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os dentes são estruturas ósseas fundamentais para os animais que os possuem, devido facilitar o processo de digestão dos alimentos.

Eles começam a se formar entre a sexta e a sétima semanas do período de gravidez por um processo de mineralização da dentina, que é um tecido conjuntivo mais rígido que o osso. Esse processo consiste da secreção de colágeno e cristais de hidroxiapatita por células especiais chamadas odontoblastos. Sendo secretados, eles se arranjam em matrizes com direções diferentes para aumentar a resistência.

Portanto, a mineralização biológica da dentina ocorre com a secreção de colágeno e cristais de hidroxiapatita pelos odontoblastos.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais