Buscar

Sobre STF?

Quando o STF exara uma decisão sobre inconstitucionalidade, qual a natureza desta decisão (constitutiva, mandamental, declaratória, cautelar) e qual a consequência jurídica aplicada à norma inconstitucional? É nula e revogada ou apenas nula ou apenas revogada ou inválida? Porque?

💡 2 Respostas

User badge image

PI Hipnose

O STF atualmente segue o entendimento de que a decisão da ADInO tem caráter puramente mandamental, tendo decidido que “em sede de controle abstrato, ao declarar a situação de inconstitucionalidade por omissão, [a Corte] não poderá, em hipótese alguma, substituindo-se ao órgão estatal inadimplente, expedir provimentos normativos que atuem como sucedâneo da norma reclamada pela Constituição, mas não editada – ou editada de maneira incompleta – pelo Poder Público”. (decisão monocrática do Min. Celso de Mello na ADIN 1.484/DF).

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

STF (Supremo Tribunal Federal) é a instância mais alta do poder judiciário Brasileiro, servindo como uma espécie de guardião da Constituição (atualmente de 1988) e o último com poder de interpretar a constituição.

A declaração de uma norma como inconstitucional significa que aquilo está indo contra a constituição brasileira, que é a lei máxima do país, e portanto ela não deve ser aplicada em território brasileiro.

Quando o STF declara algo inconstitucional, essa decisão é Declaratória, pois visa desfazer ou tornar incerto algo de uma decisão jurídica. A partir disso, deverá ser pensado com como prosseguir, buscando revogar a essa norma inconstitucional, pela mesma ser considerada inválida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais