Buscar

Qual a morfologia dos linfócitos?

💡 3 Respostas

User badge image

Lorena Muniz

Geralmente os linfócitos entre os leucócitos do sangue são as menores células. Análise microscópica do sangue periférico mostra que um linfócito pequeno normal tem entre 10-12 micrômetros de diâmetro, um núcleo redondo com cromatina condensada e citoplasma escasso pouco basofílico.
1
Dislike0
User badge image

Rita Scaliante

boa pergunta amigo

1
Dislike1
User badge image

Andre Smaira

Os linfócitos são células do corpo capazes de reconhecer e diferenciar diversos determinantes antigênicos, sendo assim responsáveis por duas características definidoras da resposta imunológica adquirida, que são especificidade e memória.

Existem diferentes formas de linfócitos, como os linfócitos virgens, efetores e linfócitos de memória. Linfócitos virgens são células dos órgãos linfoides, já em estágio de maturação, que, porém, ainda não foram expostas a nenhum tipo de antígeno. Já os linfócitos efetores são aquelas células (linfócitos B ou linfócitos T) que já foram expostos, ou identificaram algum tipo de antígeno. Enquanto que os linfócitos de memórias são células extremamente organizadas, capazes de, ao organismo entrar em contato com qualquer agente infeccioso, reconhecer aquele agente em futuras infecções.

Quanto a sua morfologia, os linfócitos possuem entre \(10\) e \(12\) micrômetro de diâmetro, apresentando um núcleo redondo com cromatina condensado e um citoplasma bem escasso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais