Buscar

Quais as fases do desenvolvimento motor e qual a principal característica de cada uma delas?

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriel Benedito

Fase reflexiva - de 4 meses a 1ano - decodificação de informações

Fase motora rudimentar - 1 ano a 1 a 2 anos do nascimento - inibição de reflexos

Fase motora fundamental - 2 a 3 anos estágio inicial; 4 a 5 estágio elementar; 5 a 6 estágio maduro

Fase motora especializada - 7 a 10 anos estágio transitório; 11 a 13 anos estágio de aplicação; de 14 anos acima estágio de utilização permanente.

 

Haja vista que estes dados são de acordo com a Ampulheta de Gallahue, você consegue encontrá-la na internet e com melhores exemplos de ações ao longo das fases de desenvolvimento.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As atividades físicas são de fundamental importância para o desenvolvimento físico e mental das crianças e adolescentes, pois desenvolvem aspectos físicos fundamentais como por exemplo a coordenação motora, a flexibilidade e também, a força física e também a resistência muscular. Vale ressaltar também o desenvolvimento mental nessa fase, principalmente o controle da própria mente, que é fundamental para os jovens, isso é bem desenvolvido em esportes coletivos que são praticados nas escolas.

O desenvolvimento motor passa por duas fases principais, onde a primeira seria do nascimento até os seis anos de idade, onde a criança é extremamente flexível, mas necessita das atividades físicas para se desenvolver. Enquanto a segunda fase é após os seis anos, que é quando a mesma começa a ganhar força e resistência muscular.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais