Buscar

Como pode-se diferenciar ultra-estruturalmente as microvilosidades, cilios e estereocilios?

💡 2 Respostas

User badge image

Weverton Davids

Os estereocílios conduzem os espermatozóides e secretam substâncias necessárias aos mesmos. Aumentam a área de superfície da célula. As microvilosidades ajudam na maior absorção dos nutrientes. A principal diferença entre os esterocílios e as microvilosidades está na função que cada um apresenta

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os microvilos são extensões digitiformes (em forma de dedo) de algumas células, que permitem estender a superfície deles e, portanto, aumentam a superfície da troca de substâncias. A estrutura das microvilosidades é mantido pelo citoesqueleto, fez-se de um trinta microfilamentos da actina classificados em paralelo e mantidas juntas por pontes Villina e fimbrina.

Os cílios são estruturas celulares que se caracterizam por apresentar como apêndices - como cabelo altamente ordenada contendo uma estrutura de núcleo, envolvidas pelo citosol e pela membrana plasmática. Existem dois tipos de cílios: cílios móveis e não móveis. Os cílios não móveis são chamados cílios primários que normalmente servem como organelas sensoriais.

Os estereocílios são especializações apicais prolongamentos da membrana do plasma presente em determinadas células epiteliais. Eles são caracterizados por longas projeções na forma de apêndices, sem mobilidade. Embora se assemelhem aos cílios em sua aparência geral, estão principalmente relacionados aos microvilos em sua estrutura e função internas, além de sua falta de movimento, às vezes sendo considerados uma variante destes últimos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais