Buscar

13. Quais os carbonos envolvidos na ciclização da glicose?

💡 3 Respostas

User badge image

Mariana Duarte

A ciclização da glicose também pode ocorrer com a hidroxila do carbono 5

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A glicose é um monos sacar ido com a fmula molecular C 6 H 12 O 6. É uma hexose, ou seja, contém 6 átomos de carbono e é uma aldose, ou seja, o grupo carbonila está no final da molécula (é um grupo aldeído). Através da glicólise, a glicose é imediatamente envolvida na produção de trifosfato de adenosina ( ATP ), que é o transportador de energia das células. É também um composto crítico na síntese de proteínas e no metabolismo lipídico.

Além disso, como as células do sistema nervoso são incapazes de metabolizar lipídios, a glicose é sua principal fonte de energia. A glicose é absorvida na corrente sanguínea através das paredes intestinais. Parte dele é direcionado diretamente para as células do cérebro, enquanto o restante se acumula nos tecidos do fígado e nos músculos de forma polimérica semelhante ao amido, o glicogênio. Esta última é uma fonte de energia auxiliar para o corpo e atua como uma reserva consumida quando necessário.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais