Buscar

ME AJUDEEE .

 Observe a figura:

Essa figura ilustra uma articulação cuja reação de apoio claramente impede qualquer movimento de translação da haste e, também, o movimento de rotação em relação aos eixos x e y. Com base nessas informações, em relação ao ponto A, é correto afirmar que:

 

a)  A estrutura representada na figura pode ser classificada como hipostática, por isso, para cada força de reação, surge um momento de força correspondente.

 

b) Sempre que uma reação impede a translação, ela impede, também, a rotação.

 

c) A articulação impõe um único momento de força de reação capaz de impedir tanto a rotação em relação ao eixo x quanto ao eixo y.

 

d) O sistema representado na figura constitui uma estrutura hiperestática, por isso, surgem dois momentos de força de reação.

 

e) Em determinadas situações, em um mesmo ponto, podem surgir momentos de força tanto em relação ao eixo x quanto ao eixo y.

💡 3 Respostas

User badge image

Amanda Assis

Letra e - 

Em determinadas situações, em um mesmo ponto, podem surgir momentos de força tanto em relação ao eixo x quanto ao eixo y.

1
Dislike0
User badge image

ludneyson ferraz

c) A articulação impõe um único momento de força de reação capaz de impedir tanto a rotação em relação ao eixo x quanto ao eixo y.

0
Dislike1
User badge image

Andre Smaira

Os sistemas estruturais trata-se de um conjunto de elementos projetados e construídos que têm por objetivo distribuir as cargas da superfície para a infra-estrutura com a garantia de segurança, durabilidade, economia e uma boa estética. Elementos muito importantes dos sistemas estruturas são as vinculações/apois.

Existem três tipos principais de apoios. São eles:


  • Apoio móvel: também chamado de vínculo de primeiro gênero, é responsável por restringir o deslocamento no eixo vertical;
  • Apoio fixo: também chamado de vínculo de segundo gênero, é responsável por restringir os deslocamentos no eixo horizontal e vertical;
  • Engaste: responsável por restringir os deslocamentos no eixo horizontal e vertical além de impedir a rotação.
  • Na figura do problema temos um apoio fixo que restringe deslocamentos horizontais e verticais, ocasionando reações nessas direções. Tal apoio não é capaz de resistir a esforços de momento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais