Buscar

Bulhas Cardiacas

Durante o ciclo cardíaco são produzidos diferentes sons - as duas bulhas cardíacas - cuja correta interpretação, através da simples auscultação mediante um estetoscópio, fornece elementos valiosos e imediatos para se determinar a saúde do coração. Contudo, para o reconhecimento de possíveis anormalidades, necessitamos reconhecer primeiro a fisiologia da formação destas bulhas. Em termos fisiológicos, a respeito deste tema, podemos afirmar que:
 
    A segunda bulha é determinada pelo fechamento simultâneo das válvulas aórtica e pulmonar, durante a diástole do miocárdio/sincício ventricular.
    A primeira e segunda bulha são resultados, respectivamente, do som produzido pela sístole do miocárdio atrial e posteriormente pela sístole do miocárdio ventricular.
    A segunda bulha é determinada pelo fechamento simultâneo das válvulas atrioventriculares, durante a sístole do miocárdio/sincício ventricular.
    O chamado sopro valvular é uma condição normal e fisiológica da atividade muscular cardíaca.
    A primeira bulha é determinada pelo fechamento simultâneo das válvulas aórtica e pulmonar, durante a sístole do miocárdio/sincício ventricular.

💡 3 Respostas

User badge image

Fernanda Mello

Resposta correta é a primeira alternativa, A segunda bulha é determinada pelo fechamento simultâneo das válvulas aórtica e pulmonar, durante a diástole do miocárdio/sincício ventricular.

Lub: 1ª bulha - fechamento das válvulas AVs 

Dub: 2ª bulha - fechamento das válvulas aórtica e pulmonar  

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As bulhas cardíacas são sons gerados pelo impacto do sangue nas estruturas do coração e nos vasos sanguíneos, com vibrações propagadas pelas paredes do tórax possibilitando a audição através do estetoscópio. Em adultos, os dois sons normais correspondem às batidas do coração: a primeira bulha cardíaca e segunda bulha cardíaca, correspondente ao fechamento das valvas atrioventriculares e semilunares, respectivamente.

Assim, a alternativa correta é: | A primeira e segunda bulha são resultados, respectivamente, do som produzido pela sístole do miocárdio atrial e posteriormente pela sístole do miocárdio ventricular.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais