Buscar

“[...] o problema fundamental dos JECs [jogos esportivos coletivos] está na situação de oposição,

Questão 1/5 - Basquetebol

Atente para a seguinte citação:

“[...] o problema fundamental dos JECs [jogos esportivos coletivos] está na situação de oposição, que deve coordenar as ações com finalidade de recuperar, conservar e fazer progredir a bola, tendo como objetivo criar situações de finalização e marcar gol ou ponto.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOVATTO, D. L.; GALATTI, L. R. Pedagogia do esporte e jogos esportivos coletivos: das teorias gerais para a iniciação esportiva em basquetebol. Movimento e percepção, v. 8, n. 11, p. 268-77, jul./dez. 2007. p. 271.

Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base O efeito das variáveis situacionais na efetividade do arremesso em jogos reduzidos de basquetebol sobre uma das possíveis utilizações do resultado do estudo para estimular ações mais efetivas de arremesso durante os jogos reduzidos, é correto afirmar que:

 

A

Variar o tempo máximo de posse de bola por cada jogador.

 

B

Estimular o maior número de situações de contra-ataque.

 

C

Aumentar a quantidade de passes nas jogadas de ataque.

 

D

Incentivar a tomada da bola no terço médio da quadra.

 

E

Manter a posse da bola por um tempo mais curto possível.

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Smaira

O enunciado da questão trás como situação fundamental e problemáticas de jogos coletivos, e no caso, o Basquetebol, a situação de oposição, pois para que se marque pontos é necessário ir contra o adversário, mantendo a posse de bola e conseguindo chegar mais próximo da cesta para então tentar fazer ponto.

O fator interessante é que esse tipo de jogo acaba sendo um treino para se lidar com variáveis, como conseguir a bola, manter a bola, tentar marcar o ponto, marcar o ponto, e ao mesmo tempo trabalho em equipe, pois nem você nem o adversário estão sozinhos.

Para se ter mais chance de marcar pontos, além da necessidade de se pensar em posse de bola, treinar contra-ataque é muito importante, pois é o momento de maior distração do adversário.

Assim, a alternativa correta é a [B] “Estimular o maior número de situações de contra-ataque”.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais