Buscar

Para otimizar a produção fabril no século XIX, duas teorias se destacaram. Quais são elas

💡 2 Respostas

User badge image

Barbara Nunes

O Fordismo e o Taylorismo 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Administração Científica, também chamada de Taylorismo, consiste em um modelo administrativo criado pelo engenheiro americano Frederick Winslow Taylor e consiste em uma método caracterizado pelo foco nas tarefas buscando o aumento da eficiência ao nível operacional, cujo objetivo era elevar o nível de produtividade sem sobrecarregar os trabalhadores, ou seja, trabalhar em menos tempo, mas tendo uma melhor produtividade. O principal motivo que levou Taylor a criar a Administração Científica, foi observar os trabalhadores e constatar que os mesmos deveriam ser organizados de forma hierárquica e sistematizada, ou seja, cada trabalhador deveria realizar a função que era especializado.

Há ainda a Teoria Clássica da Administração, idealizada por Henri Fayol, caracterizada pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Era obcecado pelo comando, pela visão de empresa como um sistema fechado e na manipulação dos trabalhadores. O principal foco da teoria administrativa estava na estrutura da organização da empresa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais