Buscar

Nesta seção você realizará mais uma etapa da Análise das Estratégias e Posicionamento Estratégico do Pão de Açúcar,

 com enfoque para a rede Pão de Açúcar,  que se caracteriza por ser um supermercado de vizinhança, com foco nos consumidores de perfil cosmopolita que primam pela variedade e qualidade e por produtos e serviços personalizados. 
O maior mercado do Pão de Açúcar é no estado de São Paulo, onde estão instaladas mais de 107 lojas, do total de, aproximadamente, 170, presentes em mais 8 estados brasileiros: Paraná, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Piauí, Ceará, Paraíba e Pernambuco. O Pão de Açúcar é líder e referência no mercado de supermercados que oferecem um serviço diferenciado, a maioria de seus concorrentes são redes de atuação regional. Em São Paulo, por exemplo, o Pão de Açúcar concorre com as redes Mambo Supermercados e St. Marche, as quais estão localizadas na cidade de São Paulo e possuem 7 e 18 lojas, respectivamente. 

Com base nessas informações sobre o Pão de Açúcar e o seu ambiente competitivo, o Comitê de Estratégia do GPA quer que você faça uma análise de qual das cinco estratégias competitivas é a mais recomendada para a empresa enfrentar seus concorrentes. 
 

💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD

A estratégia do GPA é sustentada por seus diferenciais competitivos, com investimentos contínuos para desenvolver os negócios e criar valor aos acionistas, parceiros comerciais e colaboradores. Para fortalecer sua visão de longo prazo, o GPA desenvolve planos estratégicos para cada negócio, com foco em quatro eixos:

  • 1. Crescimento
  • 2. Excelência operacional
  • 3. Inovação e sustentabilidade
  • 4. Gente e gestão

Esse direcionamento é estabelecido com base em uma análise profunda de dados macroeconômicos e estudos de mercado, que permitem entender as reais necessidades e aspirações dos consumidores, e, assim, definir ações estratégicas. Além disso, são mantidos fóruns específicos para acompanhar resultados e propor soluções que ajudem no fortalecimento do GPA.
Com base em um cenário macroeconômico comum, o Grupo traça uma projeção de consumo alinhada entre os seus negócios. O consumo se clássica em: categorias, regiões, canais e classes sociais, cujas variações servem de base para entender impactos de mudanças de perfil e hábitos do consumidor (exemplo: elasticidade de consumo por categoria ao efeito de ganho de renda). Esse modelo dinâmico permite ao GPA trabalhar de forma mais sintonizada com os movimentos do mercado, viabilizando ajustes necessários para direcionar melhor prioridades e recursos.
Um exemplo associado ao pilar estratégico de crescimento, para assegurar uma expansão orgânica sustentável, foi a criação de uma metodologia para análise de viabilidade de investimentos com base na tipologia de lojas. Ou seja, para cada novo real gasto em uma nova loja, é feita uma avaliação criteriosa da expectativa de retorno por bandeira, formato e tipo em determinada região do País. Isso permite fazer uma análise de portfólio equilibrada entre ganhos de marketshare e retorno sobre capital empregado, resultando em melhor aplicação dos investimentos entre todos os negócios.

  •  
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais