Buscar

Cite todas as etapas envolvidas na respiração celular , assim como o gasto/ perda de ATP e os locais aonde ocorrem nas mitocondrias ?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O ATP é a sigla empregada para se referir à molécula adenosina trifosfato. A mesma consiste na principal fonte de energia química celular, sendo composta por uma base nitrogenada adenina, uma ribose e por três grupos fosfato.

A respiração celular é um processo essencial em que a ATP (Adenosina trifosfato), substância responsável por suprir as necessidades energéticas das células, é produzida. A seguir, será explicado sobre as principais etapas da respiração celular: glicólise, ciclo de Krebs e fosforização oxidativa.

A glicólise, também chamada de via glicolítica, é uma etapa anaeróbica em que ocorrem diversas reações químicas a fim de produzir ácido pirúvico a partir da quebra da quebra de moléculas de glicose. Na glicose o saldo é de 2 ATPs, pois 4 são produzidos e dois são gastos.

O ciclo de Krebs é realizado no interior da mitocôndria e é responsável pela degradação e construção de substâncias a fim de produzir a energia necessária para as células. O ciclo de Krebs produz 2 ATPs.

A última etapa do processo de respiração celular é a fosforilação oxidativa. Nesse processo uma grande quantidade de elétrons é liberada por conta da reoxidação das moléculas de NADH e FADH2, e esses elétrons são responsáveis pela formação da água, que libera a energia necessária para produção de ATP. Essa é a etapa em que a maior quantidade de ATP é produzida, pois produz 26 ATPs.

Portanto, o saldo final das três etapas é de 30 ATPs.

1
Dislike0
User badge image

Kazuma Karuo

A respiração celular é o processo de síntese de ATP que acontece nas cristas da membrana mitocondrial interna, na organela de nome mitocôndria, presente nas células que realizam aerobiose. As etapas variam de acordo com as vias, mas todas se "encontram" na formação de Acetil-CoA para entrada no Ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa nas cristas. O Ciclo em si produz 12 ATP, mas novamente o gasto varia conforme a via de entrada ao ciclo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais