Buscar

Cite três estrategias que uma equipe formada por pedagogos, psicopedagogos, psicólogos e professores podem usar em um ambiente hospitalar.

Atentando-se ao exposto acima é possível constatar que o hospital está correto em manter uma equipe de Pedagogia Hospital, mas qual é a real função dos profissionais da educação que atuam nesse ambiente? Ao considerar as condições físicas do menino e as características profissionais da equipe multidisciplinar composta por pedagogos, psicopedagogos, psicólogos e professores, cite algumas estratégias (mínimo 3) que podem ser aplicadas a ele.

💡 5 Respostas

User badge image

Alessandra zago

O papel do pedagogo vai além do processo ensino/aprendizagem no âmbito hospitalar, se trata de querer levar a criança ou adolescente uma rotina menos estressante, socializar-se e levar para eles um mundo lúdico e de leitura. Não há um padrão a ser seguido, o tratamento e o desenvolvimento pedagógico tem que andar juntos, pois cada indivíduo tem uma necessidade e especificidade. A prática pedagógica nos ambientes hospitalares requer mais dedicação, atenção e planejamento, porque cada pessoa tem suas particularidades e alguma dificuldade em particular.

Espero que tenha ajudado, boa sorte!

 

 

11
Dislike0
User badge image

Amanda Ferreira

O hospital está correto em manter essa equipe, pois a real função dela é garantir que a criança tenha direito à educação dando continuidade a vida acadêmica do aluno-paciente enquanto este estiver internado.
As estratégias aplicadas neste processo não seguem um script, elas são adaptadas para cada paciente de acordo com suas necessidades. 
A equipe hospitalar pode usar jogos educativos como estratégia para ajudar a desenvolver habilidades motoras e relações sociais. 
Para despertar a curiosidade, a leitura pode ser uma aliada a estimular a vontade de aprender e também no desenvolvimento da interpretação.
Assim como os jogos, outra estratégia que pode ser usada é a pintura e o desenho, pois auxiliam na assimilação do conhecimento e prática, assim como na fluidez do pensamento e a ação.

5
Dislike0
User badge image

Raimunda

A equipe pedagógica Hospitalar ela trabalha para possibilitar um processo alternativo de ensino, oferecendo condições de aprendizagem  ao aluno, buscando formas de apoia-lo no hospital, criando estrategias pedagógicas, formulando conhecimentos metodológicos e teóricos dando processo ao desenvolvimento da criança respeitando suas patologias,
algumas estrategias elaboradas para esse aluno seriam:
- Utilizar a comunicação através de atividades como narrativa de Histórias, problematizações, trabalhos lúdicos, tornando a aula mais atrativa para o aluno.
- Uso de tecnologia, videos educativos, videos aulas, mapas sensoriais  assim tornando uma interação maior com o aluno.
- Trabalho com textos pedagógicos, onde os brinquedos pode ter um papel importante para o trabalhar o desenvolvimento motor e intelectual do aluno, respeitando a condições de saúde .

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais