A partir da leitura dos textos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

Texto I

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) se configuram como um importante problema de saúde pública, em virtude de sua alta prevalência, morbidade e mortalidade. Nesse contexto, a análise epidemiológica, econômica e social do número crescente de pessoas que vivem com diabetes mellitus (DM) estabelece a necessidade de estabelecer programas e políticas públicas de saúde que minimizem as dificuldades dessas pessoas, de suas famílias e amigos e propiciem a manutenção da sua qualidade de vida.

Fonte: MOREIRA, MMT. Manual de Saúde Pública. Editora Sanar, 2016.

 

Texto II

Uma equipe da saúde da família do município de Belo Horizonte (BH), Minas Gerais, preocupada com o aumento dos casos de Diabetes Mellitus (DM) que apresenta uma prevalência de 10,1% no município de BH (valor considerado alto), decidiu elaborar um plano de intervenção com o objetivo de redução da incidência e melhora da qualidade de vida dos indivíduos que já apresentam esta condição.

 

A partir da leitura dos textos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. A equipe deve desenvolver ações integradas de prevenção e cuidado prioritariamente na Atenção Primária, que se dá principalmente por meio da Estratégia Saúde da Família.

PORQUE

II. É na atenção primária que o indivíduo vai receber orientações sobre programas que visem a identificação de fatores de risco e mudanças no estilo de vida, como: reeducação alimentar, combate ao sobrepeso e obesidade e prática de atividade física.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

 

Escolha uma:

a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

c. As asserções I e II são proposições falsas.

d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Disciplina:Sociologia da Saúde1.519 materiais