Buscar

Do ponto de vista de Barroco (2008, p25) qual é o lugar da ética na sociedade? Será que a ética atinge apenas a uma esfera da sociedade?

Do ponto de vista de Barroco (2008, p25) qual é o lugar da ética na sociedade? Será que a ética atinge apenas a uma esfera da sociedade?

Escolha uma:

a. Supõe-se que a sociedade é ou pelo menos deveria ser universal, e o trabalho irá implicar no conhecimento  à luz da consciência dos homens, e esse homem, ao ser capaz de agir racionalmente, infere em uma realidade e aprende sobre sua própria existência que nada mais é do que um produto de sua pratica na vida social.

b. A autora considera que essa falsa compreensão pode ressaltar em um pensamento  que as esferas da sociedade estão isoladas.

c. Para entender essa questão, nos apropriamos que essa condição não se limita apenas ao trabalho, mas na reprodução de um ser social.

d. É defendendo a união da sociedade na luta por seus direitos.

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Smaira

A moral é um conjunto de regras a serem seguidas porque a sociedade estabelece-as como dignas e necessárias a serem seguidas e podem ser diferentes de acordo com um determinado grupo social e cultural. Além disso, sendo universal, a moral se aplica da mesma forma a todos os cidadãos de um mesmo grupo, é o que consideramos ser os costumes de nossa prática que dizem o que é aceito e o que não é aceito.

A ética, por sua vez, é o modo de ser, a própria conduta de uma pessoa, ou seja, a ética se refere ao estudo da moral, é algo teórico, com objetivo de entender os costumes de uma sociedade, questionando se eles têm fundamentos. A ética, diferentemente da moral, geralmente é perene, ou seja, continua a mesma (permanente), não importando tanto o costume de uma sociedade. Porém a ética, que é individual, deve-se ajustar ao que manda a moral, que é universal.

Tratando-se da ética na esfera da sociedade, Barroco (2008) considera que essa falsa compreensão pode ressaltar em um pensamento que as esferas da sociedade estão isoladas e, portaanto, a alternativa b) está correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais