Buscar

O que é deformação por cisalhamento?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

O alongamento ou a contração de um segmento de reta por unidade de comprimento é denominado deformação normal. A mudança de ângulo ocorrida entre dois segmentos de reta originalmente perpendiculares entre si é denominada deformação por cisalhamentoDeformações por cisalhamento provocam mudança no seu formato.

0
Dislike0
User badge image

Robson Menezes

Já responderam
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O cisalhamento, também chamado de cortante, trata-se de um esforço que atua paralelo à seção transversal no sentido de cortar a mesma.

Nesse contexto, a tensão de cisalhamento consiste em uma tensão produzida pela ação de forças aplicadas em sentidos opostos, mas com a mesma direção em certo material. As mesmas atuam de forma tangencial à superfície do material cisalhamento o mesmo, ou seja, cortando-o.

Nesse contexto, para calcular as tensões de cisalhamento emprega-se a equação abaixo:


\[\boxed{\tau = \dfrac{V\cdot Q}{I\cdot t}}\]

Em que \(\tau\) é a tensão de cisalhamento; \(V\) a força de cisalhamento na interface; \(Q\) o momento estático da área \(A'\) em relação à linha neutra; \(I\) o momento de inércia da seção transversal; e \(t\) a largura da seção transversal do elemento.

Visto isso, a deformação por cisalhamento consite na mudança de ângula causada por dois segmentos de reta que originalmente eram perpendiculares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais