Buscar

nas inflamações cronicas, os fenômenos produtivos envolvem qual a reporta?

💡 2 Respostas

User badge image

Estephanie Lima

Não entendi sua pergunta
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A inflamação é a forma de expressão de muitas doenças. É uma resposta inespecífica às agressões ambientais e é gerada por agentes inflamatórios. A resposta inflamatória ocorre apenas nos tecidos conjuntivos vascularizados e surge com o objetivo defensivo de isolar e destruir o agente nocivo, além de reparar o tecido ou órgão danificado. Portanto, é considerado um mecanismo de imunidade inata e estereotipada, em contraste com a reação imune adaptativa, específica para cada tipo de agente infeccioso.

Quando a inflamação é mantida por um longo período de tempo (semanas ou meses), é mencionada a inflamação crônica, na qual coexistem tentativas de reparo e dano tecidual, em várias combinações. Pode ser causada pela manutenção da inflamação aguda (se a causa não for resolvida) ou pode começar progressivamente e não muito claramente, sem as manifestações da inflamação aguda. Este segundo caso é responsável pelo dano tecidual de algumas das doenças humanas mais incapacitantes, como artrite reumatóide, aterosclerose, tuberculose ou fibrose pulmonar. Além disso, é importante no desenvolvimento do câncere em doenças anteriormente consideradas exclusivamente degenerativas, como a doença de Alzheimer.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais