Buscar

qual é o papel social do gênero?

💡 4 Respostas

User badge image

Vanessa Freires

queria saber
0
Dislike0
User badge image

Sonia Cavalheiro

Papel social de gênero é o conjunto de expectativas, normas e pressões culturais associadas a um gênero em particular. Pessoas podem seguir ou ignorar os papéis sociais de gênero. Conformidade com os papéis sociais de gênero não reflete o gênero real da pessoa, porque o papel social de gênero é baseado nos padrões normativos de gênero (estereótipos de gênero). Pessoas cis que violam os papéis sociais de gênero não “se tornam” trans. Pessoas trans não precisam seguir papéis sociais do seu gênero para afirmarem seu gênero.

Só existem papéis sociais para os gêneros binários, porque os gêneros não-binários não são legitimados pelo sistema binarista.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O Gênero identifica e diferencia os gêneros masculino e feminino, e partindo do ponto de vista da sociologia e da psicologia, entende-se que o gênero diferencia as pessoas socialmente.

A partir da importância de nos comunicarmos, surgiram os gêneros textuais, bem como os tipos textuais e estruturas onde os textos apoiam-se. São exemplos de gêneros textuais: artigo, crônica, conto, reportagem, resumo, resenha, biografia e fábula.

Os gêneros textuais têm uma função social de acordo com uma situação de comunicação, onde há a seleção consciente ou inconsciente de um gênero em função do que se quer comunicar ao outro. Os gêneros estão bem ligados à comunicação, sua história, bem como à linguagem, não importando a situação em que estejamos nos comunicando.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais