Buscar

.

Pensando nos diferentes métodos e nas técnicas para a coleta de dados utilizados pelos antropólogos, é possível compreender que são reflexos das diferentes formas de contemplar e interpretar o mundo que, em cada momento histórico, torna-se objeto de seu interesse.

Analise as seguintes asserções e a relação entre elas proposta:

 

I. Há uma pretensão comum a todos os chamados antropólogos evolucionistas, a saber: a exaltação do desenvolvimento econômico, da religião monoteísta, da propriedade privada, logo, da família monogâmica, patriarcal e da moral vitoriana bastante forte na época, mais ainda na Grã-Bretanha.

 

PORQUE

 

II. Naquele momento, a grande quantidade de dados etnográficos institucionalmente recolhidos, que originou a antropologia, não era capaz de impor uma reorganização dos esquemas interpretativos tal como vinham sendo trabalhados.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

Escolha uma:
a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I

💡 3 Respostas

User badge image

Karolayne Alves

.....
0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

.....
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A asserção I está correta, os antroplógos que entendem a cultura como um aspecto evolutivo da sociedade que vai se aprimorando, entenderam que vários fatores da cultura que eles estavam vivendo eram índicios de que sua sociedade estava em um nível mais alto da civilização. Entretanto, a asserção II está incorreta e também não é uma justificativa da primeira asserção, isto porque quando a antropologia foi criada e os dados etnográficos foram reunidos e estudados houve, de fato, uma nova concepção de como poderia-se interpretar e investigar as questões antropológicas.

Portanto, tendo em vista que a asserção I está correta e a asserção II está errada, temos que a alternativa que melhor responde esta questão é a letra c.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais