Buscar

exercício de eletrônica digital

 

Um misturador de tintas está representado na figura ao lado. Neste sistema, temos um motor que gira a hélice que mistura a tinta, representado pela letra M; temos também o sensor de nível A, que indica que o tanque já encheu até o valor mínimo de trabalho, e as válvulas de passagem das tintas, representadas pelas letras B, C e D. Tanto o motor, quanto o sensor e válvulas são considerados ligados ou ativados quando estiverem com nível lógico 1, e desligados ou desativados, em nível lógico 0. Projete o circuito de controle do motor M para que somente quando o nível do tanque atingir o sensor A e duas ou mais válvulas estiverem acionadas, este seja ligado.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Em circuitos digitais existem três operações lógicas básicas com as quais podemos derivar todas as outras. As operações são: AND, OR e NOT, ou, em português (E, OU, NÃO). Na operação AND, a saída só será verdadeira se todas as entradas forem verdadeiras. Na operação OR, o resultado será verdadeira se pelo menos uma das variáveis forem verdadeiras. E na NOT temos a inversão do valor da variável.

O circuito só será ligado se A estiver ligado, logo teremos uma AND com A. Além disso, duas das válvulas tem que estar ligadas, então devemos fazer uma OR entre as ANDs de cada par de válvulas.

O circuito de saída será então dado por:

M = A x (BC + BD + CD).

Logo, se quaisquer par de válvulas estiver ligado e A estiver ligado então o motor será ligado.

1
Dislike0
User badge image

josuelk silva

Obrigado
1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais