Buscar

Como ocorre o controle do debito cardíaco pelo retorno venoso?

💡 2 Respostas

User badge image

Samantha Fernandes

Nao sei
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O sistema cardiovascular, juntamente com o sistema nervoso, é um dos mais importantes para o funcionamento adequado dos outros sistemas.

Esse sistema é constituído pelo coração, que é o componente bombeador de sangue, e pelas veias e artérias que funcionam como vias de transporte de sangue para todas as partes do organismo. Uma medida do volume de sangue que o coração bombeia por minuto é chamada de débito cardíaco. Para que essa medida tenha valores aceitáveis, deve haver um controle do sangue que retorna ao átrio direito do coração através das veias. Esse controle é realizado pelo mecanismo de Frank-Starling que controla o nível de contratilidade do músculo cardíaco diante um maior ou menor volume de sangue no interior do coração. Assim, quando há mais sangue, a contratilidade é aumentada e, quando há menos sangue, diminuída.

Portanto, o controle do débito cardíaco pelo retorno venoso é realizado pelo mecanismo de Frank-Starling que regula a contratilidade muscular do coração de acordo com o volume de sangue no interior do coração.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais