Buscar

diferencie difusão simples da facilitada

💡 2 Respostas

User badge image

Roberta Oliveira Ribeiro

As duas tratam do mesmo processo de transporte passivo. A diferença é que na difusão facilitada existe o auxílio de proteínas..
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O transporte de substâncias por meio da membrana plasmática pode ser realizado com ou sem gasto energético. Quando não é necessário energia, o transporte é chamado de passivo.

Nas células, esse tipo de transporte pode ocorrer de três formas distintas: difusão simples, difusão facilitada e osmose. Na difusão simples, o soluto apenas segue o caminho do gradiente de pressão de forma independente. Já na facilitada, é necessário o auxílio de proteínas transportadoras. Por fim, a osmose corresponde ao transporte de água de um meio menos concentrado para um mais concentrado.

Portanto, na difusão simples, o soluto caminha no sentido do gradiente de concentração de forma livre, enquanto na facilitada o mesmo caminho é percorrido com o auxílio de proteínas transportadoras.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais