Buscar

SEGUNDO MARX A IDEOLOGIA E O CONJUNTO DE REPRESENTACOES, DESSA FORMA COMO A IDEOLOGIA PROCURA

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A ideologia caracteriza-se como sendo um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.

O conceito de ideologia foi criado inicialmente pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. Do ponto de vista de Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.

Para Marx não é possível analisar uma sociedade sem realizar um estudo de sua condição social e histórica. Durante essa divisão, originaram-se os ideólogos ou intelectuais que passariam a operar em favor da dominação ocorrida entre as classes sociais, por meio de ideias capazes de deformar a compreensão sobre o modo como se processam as relações de produção.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais