Buscar

Explicação da formula de matemática da superfície de uma esfera ASE = 4 . π . r²?

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriel Guarnieri

O conceito de esfera

A esfera no espaço R³ é uma superfície muito importante em função de suas aplicações a problemas da vida. Do ponto de vista matemático, a esfera no espaço R³ é confundida com o sólido geométrico (disco esférico) envolvido pela mesma, razão pela qual muitas pessoas calculam o volume da esfera. Na maioria dos livros elementares sobre Geometria, a esfera é tratada como se fosse um sólido, herança da Geometria Euclidiana.

Embora não seja correto, muitas vezes necessitamos falar palavras que sejam entendidas pela coletividade. De um ponto de vista mais cuidadoso, a esfera no espaço R³ é um objeto matemático parametrizado por duas dimensões, o que significa que podemos obter medidas de área e de comprimento mas o volume tem medida nula. Há outras esferas, cada uma definida no seu respectivo espaço n-dimensional. Um caso interessante é a esfera na reta unidimensional:

So = {x em R: x²=1} = {+1,-1}

A superfície esférica

A esfera no espaço R³ é o conjunto de todos os pontos do espaço que estão localizados a uma mesma distância denominada raio de um ponto fixo chamado centro.

Uma notação para a esfera com raio unitário centrada na origem de R³ é:

S² = { (x,y,z) em R³: x² + y² + z² = 1 }

Uma esfera de raio unitário centrada na origem de R4 é dada por:

S³ = { (w,x,y,z) em R4: w² + x² + y² + z² = 1 }

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Com reação a explicação da fórmula que fornece a área da superfície de uma esfera, temos que ta explicação exige conhecimentos mais aprofundados em matemática, mais precisamente conhecimento de ensino superior que envolvem a matéria de cálculo diferencial e integral; dessa maneira, nos focaremos apenas a cada um dos itens presentes na fórmula. Com isso, temos que \(A_SE = 4 * π * r^2\), em que \(A_SE\) diz respeito a área tal da esfera, \(4\) é apenas uma constante que compõe a fórmula fornecida, assim como o \(\pi\) que também é uma constante que apresenta valor aproximado de \(3,14\) e, por fim, temos a variável \(r\) que refere-se ao valor do raio da esfera.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais