Buscar

informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre o processo de abertura da ditadura civil e militar,

Apesar da tentativa de manter o controle sobre a abertura política, a Aliança Renovadora Nacional (Arena) não conseguiu criar um novo partido para seus aliados devido ao desgaste do regime.

  B

A Lei Orgânica dos Partidos de 1979 foi mais um passo na lenta e controlada abertura política, em que os apoiadores do regime estiveram abrigados no novo Partido Democrático Social (PDS).

  C

Além de caminhar para a abertura política, estudiosos dizem que a LOPP serviu para enfraquecer o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que se dividiu em diversos partidos e deixou de existir.

  D

Durante a criação de novos partidos, houve a reedição do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), e o fato de Brizola criar o Partido Democrático Trabalhista (PDT) mostrava seu rompimento político com o seu legado trabalhista histórico.

  E

O PT, também conhecido como Partido Trabalhista, foi o herdeiro natural do legado de Vargas, João Goulart e Juscelino Kubitschek.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A abertura politica nada mais foi do que um processo de liberalização do regime militar. Depois do golpe de 1964 os militares resolveram montar uma estrutura que lhes garantisse ficar no poder através de uma falsa democracia criada. Os partidos criados foram extintos e criados outros dois partidos que foram:a Arena e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) a arena possuía uma maior composição no Congresso e no Senado sua base era composta por políticos advindo da União Democrática Nacional (UDN) estavam presentes nesse partidos nomes como Eurico Gaspar Dutra, Plínio Salgado entre outros nomes ilustres que compunham o partido.

Logo, resposta correta alternativa A.

1
Dislike0
User badge image

Sara Vignoli

.....
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais