Buscar

DESAFIO - SERVIÇOS - (Marketing de Serviços) O papel do profissional de marketing...

O papel do profissional de marketing é saber lidar com as situações inusitadas do mercado e propor soluções e estratégias criativas para resolvê-las. Neste Desafio, você deverá trazer uma proposta de solução para empresas que querem desenvolver atividades de maneira integrada. Veja a situação a seguir:

Uma família composta por quatro pessoas (o casal e dois filhos adultos) trabalha há muitos anos com a produção de salgadinhos caseiros. São produtos entregues congelados, que precisam ser fritos e assados pelos compradores. Até que um dos filhos da família ganha, em um sorteio, um veículo adaptado com boa estrutura para o transporte de alimentos. Como a família poderia aproveitar esse veículo para possibilitar à sua empresa, que produz bens, produzir também serviços? Como poderia manter a produção de bens e serviços, se diferenciando no mercado e atraindo mais clientes?

Lembre-se de que, em um mercado crescente dos negócios de serviços, é necessário se apresentar à frente de seus concorrentes, buscando sempre a inovação.

Orientação de resposta:
Mostre a relação existente entre as empresas de produtos e as empresas de serviço. A partir dessa relação, proponha, com criatividade, a integração dessas atividades, além de estratégias que diferenciem a organização de seus concorrentes.

💡 4 Respostas

User badge image

Luciano Júnior

Como a família já tem a prática da produção de bens com a produção dos salgadinhos, poderá potencializar os negócios oferecendo variados serviços. Esses serviços poderão ser otimizados pela chegada do veículo. Como um diferencial, pode oferecer mais do que a entrega dos salgados (pois isso não a diferenciaria dos concorrentes). Uma estratégia seria a adaptação do veículo para que os salgados congelados fossem aquecidos no local da entrega. Para atrair os clientes, é possível argumentar que não seria mais necessário sujar a cozinha ou ter trabalho, já que os salgados seriam entregues na hora já prontos para o consumo. O veículo também pode ser preparado para que a prestação do serviço seja um atrativo: em formato de food truck, os serviços dos salgadinhos poderiam ser levados a diferentes públicos, com a comercialização e a consumação do produto em qualquer lugar.

6
Dislike0
User badge image

karine Arruda Garcia

Conforme trata o estudo de caso, o marketing de serviços visadesenvolver seu trabalho a fim de proporcionar melhor experiência do cliente, por sua vez, ao adquirir um produto, o marketing proporciona estratégias competitivas de mercado a fim de proporcionar padrão de excelência em seus produtos. As empresas que estão no mercado estão aproveitando o máximo que podem dessas duas estratégias de marketing, produzindo e viabilizando momentos aos clientes, ao que se refere o caso, o casal pode implementar mais produtos de doces e salgados, o kit-festa e fazer o serviço de entrega nos locais, assim, os clientes ficarão mais satisfeitos ao invés de ir até ao estabelecimento para ter suas encomendas
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Nesse caso, a família poderia além de vender os salgadinhos congelados produzidos por eles de forma artesanal, alugar o carro em momentos que eles não têm a pretensão de sair com ele para vender seus próprios produtos.

Seria possível montar um plano de negócio, de maneira que essa carro servisse não apenas para vender os próprios salgadinhos, mas também pudesse servir como um serviço a ser oferecido de maneira rentável a empresa. Um opção seria alugar esse carro para outras pessoas que trabalham com esse tipo de alimento, ou utilizá-lo para fazer entregas para outras pessoas que trabalham nesse segmento também.

Assim, seria possível juntar tanto um rendimento com os produtos quanto um rendimento com os serviços que seriam possíveis realizar com o carro.

0
Dislike3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais